baterias automotivas

Baterias automotivas: 5 dicas para o melhor aproveitamento

Quem é motorista experiente sabe: as baterias automotivas podem passar de um item básico do funcionamento do veículo para seu pior pesadelo em apenas alguns segundos.  

Quando a bateria acaba de vez, além de se tornar um verdadeiro transtorno, a situação pode colocar em risco seus planos, seu carro e até mesmo sua segurança. E por melhor que você cuide e mantenha um cronograma de manutenção correto para o seu veículo, esse tipo de imprevisto pode acontecer até com o mais preparado dos proprietários.  

Formada por um conjunto de pilhas ligadas em série ou em paralelo, as baterias automotivas são itens fundamentais, mas elas também fazem parte dos componentes que possuem uma vida útil. Segundo os fabricantes, elas têm uma duração média de dois a três anos e precisam ser trocadas dentro deste período para garantir a segurança de todos.   

Por isso, é importante saber identificar os principais sinais de desgaste das baterias automotivas e se manter preparado para lidar com o problema antes mesmo que ele apareça. Dos principais sinais de que sua bateria está no limite, temos: 

  • Problemas ou dificuldade para dar a partida; 
  • Luzes fracas; 
  • Dificuldade para ligar o carro no frio; 
  • Zinabre. 

Esses e outros fatores podem demonstrar que sua bateria está com os dias contados. Além disso, se você quer evitar o desgaste acelerado da sua bateria, é preciso saber quais hábitos e problemas podem acabar prejudicando o funcionamento desse componente, causando inclusive um desgaste maior e diminuindo a vida útil da peça.  

Entre os principais motivos que elevam o desgaste da sua bateria, temos: 

  • Ligar outros equipamentos antes de dar a partida; 
  • Não higienizar os terminais; 
  • Não verificar a capacidade da bateria; 
  • Não realizar manutenção periódica no alternador; 
  • Deixar a chave de ignição ligada por muito tempo; 
  • Esquecer os faroletes ligados; 
  • Ter as luzes do porta-luvas e porta traseira com defeito; 
  • Descuidar do alarme; 
  • Manter a luz interna ligada. 

A principal função da bateria é alimentar o motor de arranque, as luzes e o sistema de ignição. Por isso, garantir que o componente esteja plenamente saudável é de vital importância para o funcionamento do veículo.  

Conheça cinco dicas que vão te ajudar a aumentar a vida útil da sua bateria e que te ajudarão a economizar, evitando prejudicar a saúde do seu veículo. Confira. 

Cinco dicas para aumentar a vida útil da sua bateria automotiva

  • 1. Evite desperdícios de energia 

Quando sair do carro, sempre confira se os componentes elétricos, como o rádio, as luzes internas e os faróis estão desligados. Isso vai ajudar a evitar desperdícios e não manter a bateria em funcionamento sem necessidade. 

Outra dica útil neste caso é só acender os faróis e ligar os outros acessórios depois de dar a partida. Além disso, é sempre bom retirar o rádio removível quando este não estiver em uso, pois o modo stand by é ativado quando o aparelho é desligado, fator que consome a bateria. 

  • 2. Evite manter o veículo desligado por longos períodos 

Se o veículo ficar parado por muito tempo, a bateria pode descarregar completamente. Com isso, as chances de você diminuir a vida útil desse componente e até aumentar a possibilidade de uma pane é muito maior.  

Para o caso de longos períodos sem atividade, o ideal é que você dê partida pelo menos uma vez a cada 5 dias, mantendo o carro ligado por um período de 20 a 30 minutos.  

Isso vai fazer com que a bateria seja parcialmente carregada, evitando assim uma redução do consumo e aumentando a vida útil da peça.  

  • 3. Revisão é fundamental 

Investir na revisão preventiva do alternador é importante para evitar o aumento do consumo de bateria, contribuindo para diminuir o desgaste do componente. Como um item que sustenta e ajuda na eficiência da bateria, o alternador é uma peça fundamental quando o assunto é a saúde do seu veículo.  

Além do alternador, a revisão de outros itens do veículo também é muito importante. Verificar toda a parte elétrica e garantir que os itens estejam funcionando corretamente é essencial.  

  • 4. Proteja seu veículo 

Os terminais da bateria são itens sensíveis e que podem prejudicar muito a durabilidade do componente quando não são devidamente protegidos. Existem no mercado diversas opções de capas próprias para esse fim, o que evita que ocorram curtos-circuitos através do contato com objetos metálicos e protege o local da ação do zinabre.  

Além disso, é importante evitar deixar seu veículo em locais descobertos e desprotegidos de sol constante. Quanto maior for a temperatura à qual a bateria é exposta, maior será a velocidade de autodescarga, reduzindo assim sua vida útil grandemente.  

  • 5. Itens originais e de qualidade SEMPRE 

A instalação de itens originais é uma garantia de produtos de qualidade e com validade certificada. Com isso, os materiais que possuem comprovação de consumo podem evitar uma descarga inesperada na bateria, fator que compromete a disponibilidade do carro e a segurança dos motoristas e passageiros.  

Também é fundamental procurar um técnico especializado para a instalação correta de qualquer acessório, pois uma instalação incorreta poderá consumir ainda mais energia da bateria. 

A importância de comprar a bateria correta para o seu carro

Fonte: Freepik

Cada veículo necessita de um tipo de bateria para funcionar corretamente. Por exemplo: alguns automóveis demandam mais ou menos energia para manter seus componentes elétricos funcionando, por isso, é preciso que a bateria comprada sempre esteja dentro dos padrões do fabricante.  

Além disso, quanto mais acessórios você tem instalados no seu carro, maior a necessidade de energia. Com isso, as chances de você ter problemas elétricos ao não ficar atento à capacidade da bateria e às especificações do Manual do Proprietário é muito maior.  

Para garantir que você esteja comprando a bateria correta, siga essas dicas: 

  • Observe a amperagem da bateria para manter seus componentes elétricos funcionando de forma correta; 
  • Não se esqueça do tamanho, afinal, as dimensões da bateria devem ser levadas em conta; 
  • Sempre verifique as especificações da bateria no manual do veículo. Isso garantirá que você escolha o produto mais indicado para o seu veículo; 
  • Cheque o selo do Inmetro e verifique se a marca é de qualidade; 
  • Conte com um especialista para te auxiliar a escolher a melhor opção e instalar corretamente o componente no veículo.  

Também é importante lembrar que alguns carros possuem algumas exigências na hora da troca da bateria, levando em conta itens como tecnologia exclusiva e necessidade de parametrizações no sistema elétrico do veículo.  

Para evitar qualquer problema com o seu carro, garanta que todos os procedimentos sejam respeitados e realizados de forma correta e especializada. Por isso, não compre baterias automotivas de segunda mão, optando sempre por um produto novo, correto e de qualidade. 

Vantagens de uma bateria de qualidade no seu carro

Ter um componente de qualidade no seu carro pode trazer benefícios vantajosos quando o assunto é manter seu veículo rodando com toda a capacidade e livre de riscos.  

Adquirir uma bateria de qualidade certificada para o seu carro vai trazer: 

  • Mais segurança; 
  • Duração superior e vida útil mais longa; 
  • Maior custo-benefício a longo prazo. 

O que é a política de incentivo à logística reversa de baterias?

No Brasil, conforme a Resolução CONAMA 257, do Ministério do Meio Ambiente, as baterias automotivas devem ser coletadas e enviadas aos seus fabricantes para recuperação e reciclagem assim que chegam ao final de sua vida útil.  

Este procedimento garante que componentes internos da peça não sejam descartados incorretamente, causando danos ambientais e colocando a saúde da população em risco. Além disso, a recuperação desses materiais pode ser utilizada na produção de novos bens de consumo, o que faz das baterias automotivas um produto com alto potencial de reciclagem. 

A partir desse princípio, o sistema de Logística Reversa se tornou uma política de incentivo à participação dos consumidores no processo de recuperação e reciclagem de baterias veiculares. Por meio da entrega dos componentes em pontos de coleta, principalmente no momento da compra e instalação de uma bateria nova, os proprietários de veículos podem ajudar a manter o meio ambiente e a nossa sociedade mais seguros.  

Dentro desse sistema, os comerciantes que aderem ao Termo de Compromisso estão autorizados a fazer a ponte entre os consumidores e os fabricantes, facilitando a coleta periódica das baterias e dando um destino correto e ambientalmente adequado a esses produtos.  

Se você deseja fazer parte deste movimento, saiba que O Baratão é o local ideal para realizar a logística reversa da sua bateria automotiva. Aqui, além de você garantir as melhores opções e recursos para o seu veículo, você ganha descontos super especiais ao trazer a carcaça da sua bateria antiga no momento da compra da nova.  Conte ainda com a comodidade de nosso serviço delivery para garantir ainda mais segurança, economia e qualidade para você.   

Saiba mais sobre o tema e entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco ou WhatsApp.  

Se preferir, encontre O Baratão mais perto de você e aproveite todas as nossas vantagens.