CNH-digital

CNH digital: Confira este e outros documentos eletrônicos

Manter seus documentos organizados e disponíveis sempre que precisar é uma tarefa difícil, pois o grande volume de papéis nem sempre pode estar com você. O mundo está em constante evolução e a tecnologia surgiu para ajudar a sociedade e o meio ambiente. O consumo de papel anual no território brasileiro é de 4 kg por pessoa. 

Pensando na facilidade, segurança e sustentabilidade, surgiram os documentos digitais. Atualmente, a maioria dos órgãos essenciais aderiram à distribuição de documentação digital. Com o Detran, não poderia ser diferente. Alguns documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Licenciamento e Certificado de Propriedade do Veículo Unificados (CRLV-e) e a Permissão Internacional para Dirigir (PID) agora estão disponíveis em formato digital. 

Confira como solicitar seus documentos digitais e as vantagens de aderir a essa modalidade. 

CNH Digital 

Sua carteira de motorista é o documento oficial que prova a sua capacidade em conduzir veículos. É obrigatório que a pessoa esteja sempre com essa carteira em mãos quando estiver dirigindo.  

Alguns motoristas acabam esquecendo esse documento ao sair de casa. Esse erro grave pode mudar com a adesão à nova CNH Digital, já que agora não é mais necessário ficar com medo caso deixe sua carteira de habilitação em algum lugar. Adquira a versão digital da CNH e fique tranquilo. 

A CNH digital contém as mesmas informações e validade do formato impresso em território nacional. Para obter sua CNH-e, é necessário que o motorista possua a versão impressa da carteira de habilitação e que foi emitida a partir de 2017. Nessas versões, a CNH possui um QR Code. Agora, cadastre no site do Detran e, com o QR Code em mãos, baixe o aplicativo CNH Digital (disponível para Android e IOS) e obtenha no mesmo dia a versão digital da sua carteira de habilitação.  

 Agora, além de ser um cidadão mais sustentável, você também possui mais facilidade para levar seu documento com você. O aplicativo também funciona em modo off-line, ou seja, não precisa de Wi-Fi ou dos dados móveis ligados e, em caso de roubo do celular, você poderá emitir a segunda via digital sem muito trabalho, usando o QR Code da CNH física. 

CRLV Digital 

Conhecido como “licenciamento”, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos é um documento obrigatório para todos que possuem algum automóvel. O CRLV é emitido pelo Detran e autoriza o motorista a transitar com o próprio carro. Esse documento é renovado anualmente e é de suma importância que o motorista tenha o CRLV em mãos sempre que estiver dirigindo, pois só esse documento autoriza a circulação do veículo. 

Sem o CRLV, é impossível efetuar venda ou transferência do automóvel, pois os débitos, multas e pendências ligados ao licenciamento devem estar todos quitados para então poder vender ou transferir o automóvel de dono. Para obter o CRLV digital (CRLV-e), é exigido por lei que o dono do veículo tenha pago todo o licenciamento do ano em questão. 

Feita a quitação do documento, basta possuir o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). No mesmo aplicativo, o motorista terá a CNH e o CRLV digital. O aplicativo está disponível para Android e IOS. A CNH também pode ser impressa em formato PDF através do site GovBR

O CRLV-e é idêntico à versão impressa. Recomenda-se que os motoristas devem se atentar à bateria do celular para a apresentação do documento, pois, caso haja blitz e o aparelho esteja descarregado, para as autoridades, isso vale como se não estivesse com os documentos em mãos. 

PID Digital 

Segundo o Detran, “A Permissão Internacional para Dirigir possibilita que o condutor habilitado no Brasil possa dirigir nos países signatários da Convenção de Viena e nos países que atendam ao princípio de reciprocidade” desde que o habilitado tenha a CNH definitiva e dentro da validade. Atualmente, foi liberado o PID on-line que tem validade de até 3 anos, contendo as mesmas informações disponíveis na CNH, possuindo foto, número de registro, categorias de habilitação, RG, CPF e data de nascimento.  

O cidadão que possui a CNH definitiva poderá agora aproveitar a facilidade de contatar a plataforma do SAC Digital para emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID on-line). A solicitação do documento só é possível através da internet, mas a retirada do documento só poderá ser realizada no posto da Rede SAC onde é disponibilizado o atendimento do Detran. 

Para realizar sua solicitação, acesse o site do SAC Digital ou baixe o aplicativo “SAC Digital”, disponível para Android e IOS. Agora, basta pesquisar por “Solicitar PID” – Permissão Internacional para Dirigir – e preencher o cadastro corretamente. Após o cadastro, escolha a unidade para realizar a solicitação, além de pagar a taxa administrativa do Detran. O prazo para a emissão do PID é de 10 dias. 

O motorista também poderá acompanhar o status da sua solicitação e agendar a retirada do documento. 

Vantagens de possuir documentos on-line 

Agora que aprendeu como solicitar seus documentos digitais, ajude o meio ambiente e converta-se a uma vida com menos volume de lixo descartado. Ao usar os documentos digitais, você irá reduzir o volume de papel que é descartado por ano, tornar seus documentos mais organizados e práticos, tornar mais rápida a emissão de documentos após compra ou venda e facilitar a emissão de documentos. 

É recomendado que mantenha sempre seu cadastro e pagamentos em dia. Muitos veículos são suspensos das ruas por atraso no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). 

E para os motoristas que mudam de casa, apartamento ou tiveram algum dado importante modificado, é de extrema importância que vá até o Detran e altere o endereço ou o dado modificado, pois os cadastros preenchidos corretamente facilitam o contato entre o órgão de trânsito e o motorista. 

Quando os dados estão desatualizados, o motorista só saberá que recebeu uma multa quando for licenciar o automóvel, podendo também perder o prazo para recorrer ou indicar o motorista responsável por alguma infração, caso o dono do automóvel não tenha sido o autor. 

Agora que você já sabe como manter a sua documentação e a do seu veículo atualizadas, não deixe de realizar as manutenções preventivas do seu carro. Cuide sempre da sua segurança nas estradas. Entre em contato com O Baratão Autopeças através do e-mailWhatsApp ou procure a loja mais próxima de você

(Visited 14 times, 1 visits today)