Nos últimos anos, o carro elétrico ganhou as manchetes e se tornou um tema popular entre os amantes de veículos. Considerados agora um modo de transporte diário viável, que oferece muitos benefícios para motoristas e empresas, os veículos elétricos se tornaram famosos por seu potencial tecnológico, além, é claro, de sua capacidade de reduzir os custos de combustível e ainda minimizar as emissões de poluentes, contribuindo para a saúde das pessoas e também para o meio ambiente.
De modo geral, os carros elétricos funcionam, pelo menos parcialmente, com eletricidade. Ao contrário dos veículos convencionais que usam um motor a gasolina ou diesel, carros e caminhões elétricos usam um motor elétrico alimentado por eletricidade de baterias ou uma célula de combustível.
Obviamente, nem todos os veículos elétricos funcionam da mesma maneira, afinal, existem alguns tipos diferentes de veículos elétricos atualmente no mercado.
Alguns carros elétricos funcionam puramente com eletricidade, e estes são chamados de veículos elétricos puros – enquanto alguns também podem ser movidos a gasolina ou diesel, chamados de veículos elétricos híbridos e veículos híbridos convencionais.
- Híbridos Convencionais
Os veículos híbridos convencionais são dotados de um motor que deriva sua energia da gasolina ou do diesel, mas também possuem um motor elétrico. Por esse motivo eles não são considerados totalmente elétricos, até porque ainda utilizam combustíveis fósseis como um recurso para ignição e outros funcionamentos internos
Por exemplo, os veículos híbridos plug-inpossuem tanto um motor a gasolina/diesel quanto um motor elétrico em seu interior. Funcionando de forma cambiável, conforme a necessidade, esses veículos são populares entre os consumidores e costumam ter valores mais acessíveis no mercado.
Ainda dentro dos híbridos convencionais, há os veículos que alimentam um motor elétrico convertendo gás hidrogênio em eletricidade, conhecidos popularmente como veículos movidos a células de combustível.Eles costumam um pouco mais caros, mas possuem um desempenho melhor e promovem mais economia.
- Elétricos Híbridos
Já os veículos elétricos híbridos, mesmo possuindo um motor a gasolina ou diesel em seu interior, são considerados mais eficientes por usarem menos combustível do que os veículos híbridos convencionais. Eles empregam tecnologias de acionamento elétrico para aumentar a eficiência do veículo por meio da frenagem regenerativa, utilizando recursos tecnológicos para recuperar a energia perdida durante os processos de frenagem e aplicando essa energia em outros funcionamentos internos.
Há ainda os veículos elétricos híbridos plug-in e os veículos totalmente elétricos, também chamados de veículos elétricos a bateria. Esses modelos são mais caros, porém, são ambos capazes de ser alimentados exclusivamente por eletricidade, o que os torna mais eficientes, ecológicos e modernos.
Quer conhecer mais a fundo como funcionam os carros elétricos, seus componentes e as vantagens desse tipo de veículo? Então acompanhe este artigo conosco.
Como funcionam os veículos elétricos
Para compreender como funcionam os veículos elétricos, é preciso separar algumas peças-chave que compõem o carro, principalmente quando o assunto é entender suas diferenças dos carros convencionais movidos a combustível. De modo geral, esses componentes principais incluem:
- Porta de carga: a porta de carregamento de um veículo elétrico permite que a bateria receba energia de uma fonte de alimentação externa. Essas fontes de energia são chamadas de equipamentos de fornecimento de veículos elétricos, mais comumente conhecidos como estação de carregamento.
- Inversor: inversores de veículos elétricos mudam o fluxo de elétrons da bateria de uma corrente contínua (DC) para uma corrente alternada (AC), que é então usada para alimentar o motor elétrico de tração. Como as baterias de íons de lítio só podem aceitar energia CC – e porque os motores de tração elétrica exigem energia CA para funcionar –, os inversores são componentes necessários para os veículos elétricos. Esses inversores também são usados para controlar a frequência da energia CA enviada ao motor, de modo que desempenham um papel direto no controle da velocidade de um EV.
- Motor elétrico de tração: recebendo eletricidade do inversor, o motor elétrico de tração fornece a energia que faz um veículo elétrico se mover. Os motores elétricos de tração são comumente alimentados por corrente alternada e, por isso, esse tipo de motor é mais eficiente e confiável, pois não possui
emvárias marchas para alternar como um motor de combustão interna – a potência do pedal para o motor é quase imediata. - Trem de força elétrico: o trem de força de um carro elétrico abrange todo o sistema elétrico de alta tensão que permite que o veículo funcione. Ele é comumente composto por um inversor, motor elétrico de tração, acionamento de redução e bateria de tração.
- Bateria de tração: a principal função da bateria de tração de um carro elétrico é armazenar a energia coletada da rede durante o carregamento. Essa energia é então usada para alimentar o motor do veículo e todos os outros componentes elétricos. Atualmente, quase todos os veículos elétricos utilizam baterias de íon de lítio em sua bateria de tração, pois possuem uma das maiores densidades de energia de qualquer bateria disponível. Alguns carros também possuem uma bateria auxiliar que alimenta estritamente os acessórios do veículo, em vez de usar a bateria de tração para alimentar todos os componentes.
Vantagens dos veículos elétricos
Embora os carros elétricos possam ser mais caros para comprar do que seus equivalentes convencionais, a redução de custos pode ser considerada uma das maiores vantagens que esse tipo de veículo apresenta para o seu proprietário.
Atualmente, o custo inicial mais alto geralmente pela compra do veículo é, com certeza, reduzido por meio da economia financeira obtida com o abastecimento, principalmente quando consideramos a obra a longo prazo. Em geral, o custo para reabastecer um carro elétrico também pode ser uma fração do custo da gasolina, o que significa que os carros elétricos podem ter um custo total de propriedade menor.
No geral, mudar para um carro elétrico pode economizar muito dinheiro por ano em custos de combustível. Segundo um estudo recém-publicado pela Zeta Reports, o gasto que os proprietários tiveram na hora de comprar seus veículos elétricos é mais que compensado com os baixos custos em combustível ao longo da vida útil.
Além disso, em termos de poluição do ar e emissões de gases de efeito estufa, carros e caminhões elétricos costumam ser mais limpos do que os veículos convencionais mais eficientes, o que contribui com o meio ambiente e com a saúde em geral da população.
Claro, a limpeza exata depende do tipo de veículo e da fonte de eletricidade, afinal, nos veículos elétricos a bateria é alimentada pelas redes elétricas convencionais (ou seja, movidas a combustíveis fósseis) e assim as emissões de gases de efeito estufa são comparáveis a um carro que percorre mais de 160 quilômetros por galão. Porém, quando um veículo é carregado exclusivamente com eletricidade renovável, como solar ou eólica, operar um veículo elétrico pode ser quase totalmente livre de emissões nocivas e gases de efeito estufa.
Agora que você já está bem informado, que tal garantir o melhor em autopeças e recursos para o seu carro? Nas lojas O Baratão, você encontra tudo para o seu veículo, assegurando as melhores opções e a melhor qualidade quando o assunto é peças de reposição e manutenção regular.
Entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco e o WhatsApp, ou encontre uma das nossas unidades O Baratão mais perto de você.
Deixe um Comentário