A bomba de combustível do seu carro é uma das partes mais importantes do seu veículo. É ela que fornece combustível de um recipiente para o sistema de injeção de um motor, desempenhando a importante tarefa de fornecer combustível para que o motor funcione sem problemas.
Na mecânica de automóveis, a pressão do combustível deve estar de acordo com os requisitos para que o motor funcione normalmente. Em geral, o motor queima uma mistura de gasolina, álcool ou diesel e ar que é bombeado ao longo de um tubo do tanque e misturado com ar no carburador ou sistema de injeção, de onde o motor suga a mistura.
Nestes casos, se a pressão estiver muito baixa, o motor ficará sem combustível, fazendo com que o motor pare, hesite, falhe ou se incline. Se a pressão do combustível for muito alta, o motor não funcionará corretamente, o combustível será desperdiçado e alguma contaminação aparecerá no combustível.
Tipos de bombas de combustível
Atualmente, as bombas de combustível podem ser mecânicas ou elétricas.
Os motores mais antigos, que utilizam carburador, geralmente fazem uso de bombas mecânicas de baixa pressão – que são bem robustas e raramente causam algum tipo de problema. Elas estão localizadas fora do tanque de combustível, enquanto um motor injetor de combustível geralmente usa uma bomba de combustível elétrica.
O modelo mecânico tem como trabalho principal transferir o combustível do tanque para o recipiente do motor de ignição por centelha. As bombas de combustível mecânicas podem se apresentar em dois tipos diferentes, ou seja, bomba de combustível tipo diafragma (bomba de deslocamento positivo que suga o combustível expandindo e contraindo o movimento do diafragma) e bomba de combustível tipo pistão (bomba de deslocamento positivo que suga e fornece o combustível com a ajuda do movimento alternativo do êmbolo).
Já as bombas de combustível elétricas são usadas em motores equipados com um injetor de combustível para transferir o líquido do tanque para o injetor de combustível. De acordo com o uso, essas bombas devem fornecer combustível em alta pressão para que o injetor aplique o líquido dentro do motor.
As bombas elétricas são relativamente mais modernas e se fazem presentes em todos os carros atuais, trabalhando em conjunto com a injeção eletrônica. Esse modelo também é considerado mais efetivo, já que consegue manter um fluxo muito mais constante de combustível indo ao motor, mesmo em rotações mais baixas. Além disso, o controle é mais fácil, o que permite gerenciar melhor o sistema e tornar os veículos mais eficientes.
Sinais de que sua bomba de combustível está com problemas
1. Barulho no tanque de combustível
Se você notar um ruído vindo do local do tanque de combustível, a bomba de combustível provavelmente está começando a falhar. Se você ouvir um ruído constante, a bomba de combustível pode estar ruim, você pode estar com pouca gasolina ou há contaminantes no tanque.
2. Motor engasgando ou oscilando
Quando você está dirigindo e o motor começa a engasgar de repente, a bomba de combustível pode estar com defeito. Se ela não puder fornecer um fluxo constante de combustível para o motor, o desempenho cai e ele começa a engasgar. Você também pode notar o carro “subindo” ou “quicando” nestes casos, principalmente quando o motor não está recebendo a quantidade certa de gasolina por causa de uma bomba de combustível com defeito.
3. Problemas ao ligar o carro
Embora não conseguir dar partida no carro possa ser causado por vários problemas, uma bomba de combustível defeituosa também pode ser o motivo. Se o motor for acionado quando você girar a chave, mas parecer que não vai dar partida, há uma boa chance de que a bomba de combustível não consiga fornecer gasolina suficiente ao motor.
Se continuar tentando dar partida no carro sem combustível suficiente, você esgotará a bateria e sobrecarregará o sistema de partida, resultando em reparos no carro.
4. Perda de potência sob carga
Se você estiver rebocando um trailer ou carregando uma carga pesada e perceber que seu veículo está começando a se arrastar, a bomba de combustível pode estar com defeito.
Com uma carga aumentada no veículo, uma bomba de combustível com defeito não pode fornecer gasolina suficiente ou manter o combustível pressurizado o suficiente para acompanhar a alta demanda, deixando seu carro em uma situação estressante.
5. Consumo excessivo de gasolina
Se de repente você estiver enchendo seu tanque de gasolina mais do que o normal, considere um defeito na bomba de combustível. Infelizmente, o excesso de gasolina ou combustível não pode ser armazenado ou usado dentro do motor e, em vez disso, apenas queima desnecessariamente, causando um aumento no consumo de combustível.
6. Parada em altas temperaturas
A parada do motor geralmente é um indicador de uma bomba de combustível ruim, especialmente se você vir a temperatura subindo no medidor do termômetro do seu carro. Se o motor não estiver recebendo combustível suficiente da bomba, ele terá que trabalhar mais para manter o motor funcionando corretamente. Quanto mais o motor tiver que trabalhar, mais quente ele ficará e poderá parar para evitar o superaquecimento.
Fique atento a esses sinais e mantenha sua bomba de combustível em boas condições de funcionamento, não deixando seu carro ser danificado pela falta de cuidados. Caso precise substituir a bomba de combustível ou qualquer outra peça do seu veículo, conte com O Baratão para garantir o melhor em qualidade e segurança.
Nas lojas O Baratão, você encontra as marcas mais renomadas, com peças originais e seguras para o seu carro. Aqui, também contamos com as melhores opções para cuidar bem do seu veículo. Entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco e o WhatsApp, ou encontre uma de nossas unidades O Baratão mais perto de você.



Deixe um Comentário