Líquido de arrefecimento do motor: para que serve e como manter em dia

Se ter uma pane no veículo já é o terror dos motoristas, imagine quando essa falha ocorre diretamente no motor? E quando esse problema envolve um dos fluidos mais vitais para o funcionamento do carro, o líquido de arrefecimento, essa falha pode causar gastos expressivos, que vão pesar no bolso de qualquer proprietário.  

Para evitar esse tipo de situação, muitos motoristas investem na manutenção preventiva do seu veículo. Esse tipo de prevenção não envolve somente a análise do carro e substituição de peças, sendo necessário dar muita atenção ao sistema de arrefecimento. Ainda assim, muitos desconhecem a importância do líquido de arrefecimento para que o veículo funcione corretamente, o que pode trazer consequências graves e até causar problemas irreparáveis, como o “carro ferver”.  

Ficou perdido? Não faz ideia do que estamos falando? Então, conheça mais sobre a importância do líquido de arrefecimento do motor e saiba como manter esse componente do seu carro sempre em dia. Acompanhe a leitura. 

O que é e para que serve o líquido de arrefecimento do motor?

Todos os motoristas já foram surpreendidos por problemas em seu carro, por isso, a manutenção preventiva se tornou uma das principais práticas para aqueles que desejam manter o veículo saudável.  

Mesmo assim, muitos motoristas sequer sabem que uma das partes mais importantes para que o motor esteja seguro e funcionando corretamente é o líquido de arrefecimento, que faz parte de todo um sistema, chamado sistema de arrefecimento.  

Responsável por manter o carro na temperatura ideal de funcionamento, o sistema de arrefecimento do motor precisa trabalhar para conter todas as explosões da queima do combustível, necessárias para fazer o veículo andar.  

Com isso, o sistema precisa manter o propulsor frio o suficiente para que as peças entrem em colapso, mas não frio demais a ponto de o carro não conseguir dar a partida e funcionar direito.  

É aí que entra o líquido de arrefecimento, composto por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo, que tem a função de não deixar que a água ferva e nem congele, auxiliando na manutenção da temperatura adequada – sempre na faixa dos 90 graus Celsius. 

  • Como funciona o sistema de arrefecimento do motor? 

Esse sistema é composto por mangueiras, radiador, ventoinha, bomba d’água, vaso de expansão, válvula termostática e, no meio de tudo isso, o líquido de arrefecimento.  

Quando colocado no veículo, esse líquido percorre toda a parte interna do motor, passando pelo bloco e cabeçote, e vai até chegar ao radiador, tudo sem entrar em contato com os componentes de combustão. Esse processo aquece a mistura, que tem a principal função de transferir todo esse calor para o ar quando chega ao radiador.  

Esse transporte é feito através das mangueiras, controlado pela válvula termostática e movimentado pelo sistema de bomba d’água. Quando o carro é desligado, o líquido fica alojado no vaso de expansão, onde você pode checar se o nível está correto.  

  • O que é esse líquido em si? 

Na verdade, líquido de arrefecimento é qualquer líquido utilizado para manter a temperatura do motor controlada. Esse elemento pode ser tanto água quanto um fluido específico para refrigeração.  

Muitos motoristas ainda utilizam apenas água para este processo, porém essa prática é muito perigosa, pois é necessário a diluição de um aditivo para que o ponto de congelamento natural da água seja reduzido, evitando assim que o líquido de arrefecimento congele em temperaturas baixas.  

Atualmente, é possível encontrar no mercado um produto específico para desempenhar essa função com segurança. Com isso, o líquido de arrefecimento pode (e DEVE!) ser comprado já pronto para garantir que a mistura esteja correta (50% por 50%) e evitar quedas bruscas nos níveis de temperatura, o que traria problemas ao funcionamento do motor.  

Dicas para manter seu sistema de arrefecimento em dia

Quando o sistema de arrefecimento do motor esquenta demais e ultrapassa a temperatura ideal, muitos problemas podem surgir. O mais grave deles, fundir o motor (o famoso “ferver o motor”), pode causar um prejuízo altíssimo, que vai pesar no seu bolso em milhares de reais.  

Para que isso não aconteça, o ideal é que o seu sistema de arrefecimento esteja sempre em dia, incluindo radiador, bomba d’água, válvula termostática e o nosso querido líquido de arrefecimento.  

Confira três dicas que vão te ajudar na hora de manter o líquido de arrefecimento do seu motor em perfeitas condições. 

1. Cheque o nível periodicamente

Sempre verifique o reservatório do líquido de arrefecimento (vaso de expansão) periodicamente. O mais indicado é fazê-lo uma vez por semana, mas pode ser necessário realizar a verificação mais vezes se você utiliza o carro com mais frequência.  

Dentro do vaso de expansão, há uma marcação de nível mínimo e máximo. Para manter tudo em dia, a quantidade de líquido deve ficar entre as duas marcas.  

2. NUNCA use água pura!

A água pura no radiador não permite que a temperatura seja controlada corretamente. Por isso, é necessária uma mistura que varia de acordo com o fabricante.  

Em geral, essa mistura é formada por 50% de água destilada ou desmineralizada e 50% do aditivo etilenoglicol, que vai ajudar a limpar o sistema de refrigeração e também ajudar a elevar o ponto de ebulição da água com o propósito de dificultar a fervura, no caso de subir muito a temperatura do motor.  

Também é importante lembrar que não é indicado fazer a mistura em casa. Opte sempre por comprar o produto pronto, em que a mistura já está na proporção correta. 

3. Atente-se à limpeza do sistema

O sistema de arrefecimento deve ser limpo, em média, a cada dois anos. Por isso, não pule essa etapa. Também é importante verificar a indicação do Manual do Proprietário e seguir à risca as indicações do fabricante.  

Neste processo, todo o líquido usado é drenado e substituído pela mistura de água/aditivo.  

Agora que você já sabe da importância do líquido de arrefecimento para o pleno funcionamento do seu motor, conte com O Baratão para adquirir todos os recursos certos para a manutenção do seu veículo.  

Entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco ou WhatsApp, ou encontre O Baratão mais perto de você e aproveite todas as vantagens de adquirir o melhor em autopeças em um só lugar. 

(Visited 6 times, 1 visits today)