Quais são os tipos de tração e como funcionam

Se você já tem ou pretende adquirir um veículo, em algum momento, já deve ter se deparado com o termo “tração de carro”. Na verdade, esse tópico se tornou mais comum graças à popularização dos modelos que possuem tração nas quatro rodas, o famoso 4×4. Mas o que será que isso realmente significa? 

Invariavelmente, seja enquanto você procura seu novo veículo ou quando pesquisa sobre novidades do mercado automobilístico, os termos 4×2, 4×4 ou AWD já devem ter passado por seus olhos. Mas como saber o que eles representam na prática? 

Se você quer saber mais sobre os tipos de tração e compreender como eles realmente funcionam, continue acompanhando este artigo de O Baratão para tirar todas as suas dúvidas sobre como a tração de um veículo afeta seu dia a dia no volante.  

Afinal, o que é tração de carro? 

Como o próprio nome já sugere, a tração de um carro nada mais é que a energia de movimento (cinética) transmitida pelo bom e velho motor para as rodas do carro. É essa energia que provoca o atrito do veículo com a superfície e, assim, promove seu deslocamento. 

A tração tem esse nome porque deriva do movimento físico de puxar, arrastar ou movimentar e está relacionada à força que o motor exerce sobre as rodas para fazer o carro se mover. 

Atualmente, a maioria dos veículos populares possuem tração apenas em duas rodas, podendo ser traseira ou dianteira. Além disso, a maioria dos veículos possuem motor na parte da frente, o que não interfere especificamente no tipo de tração (dianteira ou traseira).  

No entanto, em carros com o motor na parte de trás, como o famoso Fusca, a tração sempre será traseira. Agora, se estiver na transversal, é provável que o carro tenha tração dianteira. 

Tipos de tração

Quando você está pesquisando mais sobre a compra de um novo veículo, há várias coisas a serem levadas em consideração. Uma das mais importantes é encontrar o tipo de tração certa para você, considerando as suas necessidades e o tipo de terreno que será comum em seus trajetos.  

Obviamente, cada tipo de tração tem vantagens e desvantagens, por isso, é importante entender cada um para tomar a decisão certa. Vamos a eles. 

Tração 4×2  

A tração 4×2 é o tipo mais comum na grande maioria dos carros populares comercializados no nosso país. Ela recebe esse nome porque está presente em duas das quatro rodas do veículo, fazendo com que toda a potência do motor seja distribuída para essas duas rodas.  

Esse tipo de tração pode ser tanto dianteira quanto traseira. Vamos falar mais sobre isso a seguir: 

  1. Tração da roda dianteira 

Significa que a potência do motor é entregue às rodas dianteiras do seu veículo. Com esse tipo de tração, as rodas dianteiras estão puxando o carro, e as rodas traseiras não recebem força por conta própria.  

Os prós de um veículo com tração dianteira são que eles normalmente obtêm melhor economia de combustível e emitem menos dióxido de carbono. Como o peso do motor está localizado sobre as rodas motrizes, um veículo com tração dianteira pode manter uma melhor tração em condições adversas.  

  1. Tração traseira  

Significa que a potência do motor é entregue às rodas traseiras, que “empurram” o carro para a frente. Neste caso, as rodas dianteiras não recebem força e ficam mais livres para manobrar o veículo. 

O que cria um maior equilíbrio no veículo com esse tipo de tração é o fato do peso ser distribuído de maneira uniforme, o que não acontece com veículos com tração dianteira. É por isso que a maioria dos carros esportivos utilizam esse tipo de tração 4×2 e são considerados mais emocionantes de dirigir.  

A desvantagem de um veículo com tração traseira é que eles não funcionam bem em condições climáticas ruins, como chuva ou neve, pois são mais propensos à perda de estabilidade em estradas escorregadias. 

Tração 4×4

A 4×4 ficou famosa nos últimos anos, mas está presente mais comumente em veículos maiores e de estrada, como picapes e caminhonetes. Como o próprio nome já diz, ela é o tipo de tração distribuída em todo o conjunto de rodas do modelo, ou seja, nas quatro opções presentes no veículo.  

O termo diz respeito à potência do motor, que é fornecida a todas as quatro rodas sempre que o 4X4 estiver engatado. Isso oferece mais versatilidade e potência para o veículo, tornando-o capaz de enfrentar qualquer terreno ou condição climática.  

No geral, esse tipo de tração é mais indicado para proprietários de veículos que costumam enfrentar terrenos irregulares, como estradas de chão (também chamadas de estradas de terra), seja em regiões serranas ou locais mais íngremes.  

A tração 4×4 também pode ser comumente encontrada em carros de modelos grandes, como SUVs, picapes e os famosos jipes, costumando ser um investimento mais alto.  

Tração AWD

A tração AWD, também chamada de integral, refere-se a um tipo de tecnologia de tração que é ativada por meio de recursos eletrônicos que indicam a potência certa para cada eixo, funcionando de acordo com a finalidade do condutor. 

Sua intenção é tracionar todas as suas rodas de maneira automática, não importando qual seja a condição de uso do carro. Presente geralmente em SUVs, essa tecnologia funciona por meio de sensores que acompanham e distribuem a energia e potência no local necessário.  

Tração 4WD

No sistema 4WD, o tracionamento na maior parte do tempo é apenas em um dos eixos (dianteiro ou traseiro), ou seja, o modelo opera na maior parte do tempo no modo de tração nas duas rodas.  

O 4WD torna necessário que o motorista ative o sistema por algum comando, fazendo com que a potência seja entregue aos quatro pontos apenas quando é necessário controle de tração adicional. 

Independentemente da sua escolha de tração, lembre-se de que é sempre importante manter sua manutenção preventiva em dia e, em caso de necessidade, contar com as melhores peças de reposição do mercado.  

Nas lojas O Baratão, você encontra tudo para o seu veículo, assegurando as melhores opções e a melhor qualidade em peças de reposição e manutenção regular, contando sempre com o melhor preço e o melhor atendimento de vendedores autorizados e especializados.    

Entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco e o WhatsApp, ou encontre uma de nossas unidades O Baratão mais perto de você

(Visited 296 times, 1 visits today)