Carros econômicos: como identificar e economizar

Segurança, economia de combustível e confiabilidade estão sempre na lista das principais preocupações dos compradores de carros. Mas, com o elevado preço dos combustíveis, optar por um carro econômico deixou de ser uma especificação alternativa e passou a ser necessidade.  

Na realidade, o termo “carro econômico” sempre foi sinônimo do segmento compacto, mas, à medida que as tendências da indústria mudam, a terminologia também muda. Hoje em dia, os segmentos de mini compactos e subcompactos praticamente assumiram o controle, enquanto a maioria dos carros compactos cresceu muito e se tornou mais caro para os amantes da categoria.  

Com a economia de combustível chegando ao topo da lista de requisitos para muitos motoristas, é preciso encontrar maneiras de melhorar o consumo de combustível do veículo que você possui e, em muitos casos, até mesmo optar por um modelo mais econômico se você estiver comprando.  

Na verdade, para quem está procurando um carro novo, uma boa opção para assegurar a economia de combustível são os carros híbridos ou os, já famosos, carros elétricos.  

Atualmente, os veículos híbridos plug-in preenchem a lacuna entre um carro híbrido comum e um veículo elétrico, pois eles podem funcionar com energia elétrica por mais tempo e com mais frequência do que os híbridos regulares, que têm recursos apenas elétricos limitados.  

No geral, somente quando for esgotado o modo elétrico, eles voltam à operação híbrida regular, utilizando o combustível para funcionar normalmente. Ainda assim, suas baterias são relativamente pequenas se comparadas com as de modelos exclusivamente elétricos; então só fornecem energia suficiente para trajetos locais e viagens curtas.  

Apesar de serem menos eficientes quando o motor a gasolina está funcionando, os resultados combinados, especialmente para motoristas que podem carregar com frequência e fazer viagens curtas, podem gerar uma economia de combustível muito impressionante. Ainda assim, se você não está interessado em um veículo híbrido ou elétrico no momento, como garantir a compra de um carro econômico de verdade? 

Confira nossa lista abaixo e aprenda a identificar os veículos econômicos nesse mar de opções disponíveis no mercado. 

Afinal, o que são carros econômicos? 

O que diferencia os carros econômicos do resto é seu preço médio de compra, sua alta rentabilidade de combustível e sua manutenção acessível. Embora qualquer tipo de veículo possa teoricamente ser classificado como um carro econômico, os orçamentos de fabricação mais enxutos geralmente se traduzem em carros mini compactos e subcompactos.  

No geral, para que um carro seja considerado um veículo econômico, ele deve: 

  • Ser leve, com um design compacto focado na maximização do espaço interior; 
  • Ter uma boa classificação no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), considerando fatores como eficiência energética na sua categoria, autonomia em quilômetro por litro de combustível e emissão de gás efeito estufa (CO2); 
  • Possuir uma classificação de segurança alta e qualidade de condução; 
  • Ter manutenção e componentes mais acessíveis; 
  • Alcançar uma maior quilometragem por litro de combustível; 

As características que fazem um automóvel verdadeiramente econômico muitas vezes envolvem compromissos. A maioria dos carros econômicos está equipada apenas com o essencial para um verdadeiro veículo utilitário, mas os carros urbanos de design são semelhantes em tamanho e únicos em si mesmos, concentrando-se em design e equipamentos aprimorados, o que geralmente aumenta significativamente o preço – e os custos de manutenção.  

Outro fator importante para conferir se um carro é econômico é a economia que ele proporciona, independente do combustível que está utilizando. Por exemplo, todos sabemos que a gasolina é mais cara que o etanol, no entanto, também é mais eficiente.  

Na verdade, você precisa identificar o consumo de combustível e verificar a capacidade de quilometragem. Por exemplo, o menor consumo da gasolina em comparação ao álcool é de 30%. Sendo assim, em um veículo flex, você faz 10 km/l quando abastece com ela, então fará 7 km/l com o etanol.  

Para essa conta realmente bater, é preciso que o álcool custe 30% a menos que o litro da gasolina. Só assim você terá uma economia relevante.  

Neste sentido, a boa notícia é que os avanços na tecnologia tornaram possível que até mesmo os motores mais compactos produzissem potência suficiente para um carro econômico. Com isso, esses veículos não apenas têm excelente economia de combustível, mas também exigem menos óleo do motor e da transmissão, o que reduz o custo de manutenção do carro. 

[h2] Dicas para economizar combustível diariamente [h2] 

Seja o seu carro econômico ou não, existem alguns hábitos de direção e cuidados que podem te ajudar nessa difícil tarefa de economizar combustível. Confira alguns: 

  • Ao dirigir em baixa velocidade, abra as janelas do carro e desligue o ar-condicionado; 
  • Diminua o peso interno do veículo e nunca ultrapasse o limite de carga indicado pelo fabricante; 
  • Use o óleo de motor correto; 
  • Pense à frente enquanto dirige, para evitar manobras repentinas; 
  • Dirija na marcha correta e dentro dos limites de velocidade;  
  • Planeje suas viagens com antecedência; 
  • Não use o aquecimento do carro em dias em que isso não é estritamente necessário; 
  • Desligue o motor quente quando tiver que esperar no sinal vermelho por mais de 30 segundos; 
  • Mantenha os pneus calibrados com a pressão correta; 
  • Não use combustível premium
  • Evite aumentos de velocidade em subidas; 
  • Evite a condução agressiva e sempre utilize as técnicas de direção segura; 
  • Sempre invista na manutenção regular para melhorar a eficiência do seu veículo.  

Nas lojas O Baratão, você encontra tudo para o seu veículo, assegurando as melhores opções e a melhor qualidade em peças de reposição e manutenção regular, contando sempre com o melhor preço e o melhor atendimento de vendedores especializados.    

Entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco e o WhatsApp, ou vá a uma de nossas unidades O Baratão mais perto de você

(Visited 92 times, 1 visits today)