Fluido de freio: saiba quando trocar

Mesmo entre os motoristas mais atentos e preocupados com a manutenção do próprio veículo, a substituição do fluido de freio é comumente deixada de lado. Isso porque muitos se esquecem de dar a devida atenção a esse item, deixando de checar o nível do fluido por simples desconhecimento da sua importância para a segurança do carro.

Sendo a responsável por ativar todo o sistema de freios, a solução atua para reduzir a velocidade do veículo, diminuindo o atrito entre os componentes de frenagem.

Com isso, o fluido de freio se torna essencial para que todo o sistema de frenagem funcione perfeitamente, sendo necessário observar o volume adequado de fluido para que tudo esteja sempre em perfeitas condições.

Quer saber mais sobre esse importante componente do seu veículo e descobrir como ele é fundamental para a sua segurança e a de todos os outros motoristas?Então continue lendo este conteúdo e saiba qual o momento certo de trocar o fluido de freio, compreendendo um pouco mais sobre esse líquido tão essencial para o bom desempenho do seu carro.

Fluido de freio: o que é?

O fluido de freio é um tipo específico de fluido hidráulico, utilizado em sistemas de frenagem em veículos dos mais variados tipos. Ele é depositado nos sistemas hidráulicos de frenagem para transferir a pressão exercida sobre o pedal de freios até as pastilhas e sapatas de freio.

Trabalhando em conjunto com os discos e tambores para a frenagem do veículo com segurança, o fluido dispõe de características próprias para esse fim, como:

  • Baixa compressibilidade: Responsável pela transmissão uniforme da pressão ao pisar no freio, sem que haja perda de volume do fluido;
  • Alto ponto de ebulição: Como trabalha com altas temperaturas provenientes dos componentes do sistema de frenagem, o fluido de freio é capaz de trabalhar nessa condição sem que suas especificidades originais se alterem.

Qual a importância do fluido de freio?

Como todos sabem, o sistema de freios é um dos componentes mais importantes do veículo. Responsável por parar o veículo com segurança, esse sistema é composto por discos de freio, tambor, pastilhas, lonas, cilindro mestre, servo freio, cilindro de roda e pinça de freio.

Além das pastilhas e discos, o fluido de freio, responsável por transmitir a pressão do pedal até as rodas, também deve ser bem observado para que tudo funcione perfeitamente.

Neste sentido, cuidar bem do fluido de freio se torna fundamental para que o carro rode com segurança, afinal, ele exerce um papel importante no sistema de frenagem do veículo e é responsável por garantir a sua eficiência.

De modo simplificado, ele tem a função de transferir a pressão exercida no pedal de freio para o acionamento das pastilhas e sapatas que, em contato com os discos e tambores, geram o atrito que reduz a rotação das rodas e faz o veículo frear.

Outra função importante do fluido é a lubrificação dos sistemas internos, a fim de prevenir a corrosão das peças do sistema.

Cinco sinais de que é hora de trocar seu fluido de freio

Como um item tão importante para a segurança do veículo e dos próprios ocupantes do carro, a troca do fluido de freio deve sempre seguir as orientações do manual do proprietário.

Nele, é possível encontrar qual o fluido correto para cada veículo, a periodicidade que ele deve ser verificado e as indicações de troca, que normalmente deve ser realizada entre um e dois anos.

Para estar preparado e saber quais os principais sinais que seu veículo dá quando é a hora de trocar seu fluido de freio, confira a lista a seguir:

1. Luz de freio acesa no painel

Se você é daqueles motoristas que não se preocupa quando a luz dos freios se acende no painel, saiba que essa é uma prática perigosa.

Quando essa luz espia se acende, pode estar acontecendo um vazamento ou a perda de fluido de freio, indicando também outros defeitos diversos e servindo como alerta para que você verifique o reservatório do fluido.

Ela geralmente é apresentada no painel como um ícone vermelho de exclamação em um círculo entre parênteses. Por isso, caso aconteça, não perca tempo e leve o carro imediatamente para verificação e manutenção.

2. Prazo de validade vencido

Muita gente não sabe, mas o fluido de freio do carro tem prazo de validade. Variando entre um e dois anos, dependendo do tipo e do uso, esse componente também pode ter sua validade alterada de acordo com a quilometragem, conforme as instruções contidas no manual do proprietário.

Em todo o caso, é imprescindível observar a validade do fluido para deixar o sistema abastecido com material novo e de qualidade. Afinal, o sistema de freios tem contato com o ambiente e assim o fluido pode perder suas propriedades, comprometendo a frenagem e a segurança.

3. Nível do fluido de freio abaixo do mínimo

Verificar o nível do fluido de freio é uma prática que deve ser feita regularmente, de acordo com o plano de manutenção do seu carro. Isso porque, ao contrário de outros líquidos comuns do veículo, como o óleo de motor, por exemplo, esse item não deve ser simplesmente completado até o nível ideal.

Com isso, ao observar que, no reservatório, o nível de fluido está abaixo do mínimo, mesmo que apenas um pouco, é hora de trocar.

4. Cor do fluido alterada

A cor da solução varia de acordo com o fabricante: transparente, vermelho, amarelo, azul, entre outras cores. Com o uso, ela pode ficar mais opaca devido ao acúmulo de impurezas e vencimento.

Por isso, observe com atenção a cor do fluido de freio ao fazer a verificação. Caso ela apresente um tom marrom ou escuro, é necessário realizar a troca.

5. Dificuldade para acionar os freios com eficiência

Quando, ao pisar no freio, você observa alguma dificuldade para acionar o sistema, como se sua força se perdesse no caminho, ou quando os freios não funcionam de forma alguma, esse é um sinal claro que de já passou da hora de trocar o fluido.

Para evitar essas situações, que podem colocar em risco a vida dos ocupantes do seu veículo, a melhor opção é sempre a prevenção. Por isso, faça as verificações necessárias com frequência e invista na manutenção periódica.

Lembrando que a troca do fluido de freio deve ser feita por profissionais qualificados, já que exige uma sangria do líquido antigo e contaminado para permitir a colocação do fluido novo. Além disso, é importante ressaltar que os fluidos de qualidade devem sempre estar certificados pelo Inmetro.    

Para isso, conte com O Baratão para garantir o melhor em termos em fluidos de freio certificados para o seu carro. Consulte uma de nossas unidades e tenha sempre o melhor em qualidade, confiança e atendimento em autopeças.

Entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco e WhatsApp, ou encontre O Baratão mais perto de você.

(Visited 52 times, 1 visits today)