O que é virabrequim e para que serve?

Se você é um motorista curioso e atento, provavelmente já deve ter ouvido a palavra virabrequim na boca de um mecânico, colega ou familiar que precisou levar seu carro para a manutenção. Mas, afinal, o que é virabrequim e para que serve essa peça?

Na verdade, mesmo que seja pouco falado, o virabrequim é um dos componentes mais importante dos motores de combustão interna e, de todas as partes móveis de um motor, o virabrequim é a maior e mais pesada.

Em outras palavras, ele é a base sobre a qual o motor de combustão é construído e consiste em pistões uniformemente espaçados, presos à parte inferior dos pistões por bielas. Essas pequenas peças são deslocadas do eixo do virabrequim, que é o que cria a força rotacional necessária para transmitir a energia gerada pelo propulsor para a transmissão, que a distribui para as rodas motrizes do veículo.

De modo geral, nenhuma parte do processo – admissão, compressão, combustão ou exaustão – ocorre sem um virabrequim para colocá-lo em movimento. Dessa forma, dentro dos motores dos veículos, quando a embreagem está engatada, a energia rotacional do virabrequim é transmitida através da caixa de câmbio e através do diferencial para os eixos de transmissão, que estão presos às rodas, criando assim a capacidade de movimento do carro.

Também conhecido como cambota, veio de manivelas, girabrequim ou árvore de manivelas, essa peça funciona dentro da extremidade inferior do motor de um carro e é o responsável por converter o movimento vertical dos pistões em movimento de rotação horizontal, fator que finalmente aciona as rodas através da caixa de câmbio.

Quer saber mais sobre o virabrequim e entender como funciona, para que serve e como cuidar dessa importante peça do seu carro? Então acompanhe nosso artigo e descubra mais detalhes sobre o tema.

O que é virabrequim?

Um virabrequim é um eixo rotativo que (em conjunto com as bielas) converte o movimento alternativo dos pistões em movimento rotacional. Em suma, essa é uma peça de engenharia extremamente complexa, que precisa estar finamente afiada e alinhada para desempenhar seu papel de transformar o deslocamento proveniente do sobe e desce dos pistões em movimento de rotação.

Em outras palavras, o virabrequim é essencialmente a espinha dorsal do motor de combustão interna e consiste em uma série de manivelas e pinos de pistão aos quais as bielas são conectadas.

Feitos de aço forjado ou ferro fundido, os virabrequins são geralmente construídos a partir de materiais que têm alta resistência, fator necessário para garantir a alta relação entre potência-deslocamento dos motores atuais. Obviamente, a seleção de materiais e métodos de fabricação dependem do tipo de motor e da geometria e design do virabrequim, No entanto, é necessário o uso de materiais de alta resistência para garantir uma longa vida útil.

Dentro do virabrequim existem diferentes peças, eixos e encaixes essenciais para que tudo funcione corretamente. Por exemplo, as peças principais que compõem o virabrequim incluem pinos de manivela, passagens de óleo, chaveta, mancais principais e flange de montagem do volante.

Além disso, dentro da manivela do motor também existem vários pesos e balanceamentos embutidos que são projetados para manter a vibração ao mínimo enquanto o virabrequim gira, pois qualquer vibração desse tipo pode ser ampliada e causar danos aos rolamentos nos quais o virabrequim está montado, bem como às bielas e pistões.

Como funciona o virabrequim dentro do seu veículo?

Basicamente, o virabrequim realiza uma tarefa simples. Ele está basicamente fazendo o mesmo trabalho que o braço da manivela de uma bicicleta, que gira o movimento mais ou menos para cima e para baixo de suas pernas em rotação.

Embora o princípio seja simples, existem muitas complicações quando se trata de motores de alto desempenho. De modo simplificado, a queima do combustível atira o pistão direto através do cilindro e é trabalho do virabrequim converter esse movimento, basicamente balançando o pistão para frente e para trás.

Responsável pelo bom funcionamento do motor, de modo geral, os virabrequins devem ter uma resistência à fadiga e ao desgaste para garantir uma longa vida útil.

Em outras palavras, os virabrequins são essenciais para o funcionamento do motor dentro de um veículo. Por isso, é preciso ficar sempre atento a sinais que podem identificar problemas!

Como saber se há um problema com o virabrequim?

A lubrificação é extremamente importante para que o virabrequim permaneça em boas condições, portanto, se as trocas de óleo do motor não forem realizadas rotineiramente, isso pode causar desgaste no virabrequim ou causar falhas.

De modo geral, é fácil saber se seu virabrequim não está funcionando corretamente, pois os problemas nessa peça geralmente não são nada sutis. Em suma, esses problemas normalmente incluem:

  • Consumo de combustível elevado;
  • Consumo excessivo de óleo lubrificante;
  • Vibração do motor;
  • Superaquecimento do motor;
  • Sons e barulhos metálicos em excesso;
  • Presença de água ou de metais no óleo lubrificante.

Agora que você já conhece mais sobre o virabrequim e sobre alguns dos principais sinais que podem indicar que a peça já está com os dias contados, que tal garantir as melhores marcas e produtos quando o assunto é autopeças, recursos e ferramentas para a manutenção correta do seu carro?

Nas lojas O Baratão, você encontra tudo para o seu veículo, assegurando as melhores opções e a melhor qualidade em peças de reposição e manutenção regular, contando sempre com o melhor preço. 

Entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco e o WhatsApp, ou vá a uma de nossas unidades O Baratão mais perto de você.

(Visited 91 times, 1 visits today)