Dez itens para checar ao comprar um carro usado

Se você já pesquisou carros para comprar, sabe: um carro usado pode ser uma ótima maneira de pegar a estrada sem o alto preço de um veículo novo. Muito embora a pesquisa para garantir sua nova aquisição seja longa, a verdade é que encontrar um carro usado sem problemas não tem nada a ver com sorte, mas sim com a aplicação de boas habilidades de análise de fatores-chave e muita investigação.  

Na verdade, saber identificar problemas em potencial e determinar a confiabilidade de um veículo usado pode evitar dores de cabeça automotivas caras no futuro. Mas como saber seum veículo usado está realmente em boas condições? 

Caso esteja procurando um carro usado para chamar de seu, acompanhe nosso artigo e confira dicas de como verificar se o veículo que está de olho é realmente uma joia rara e identifique dez pontos para checar antes de fechar a compra. Vem com a gente. 

Dez itens para checar antes de comprar um carro usado

1. Histórico do veículo 

Obtenha o máximo de informações possível do proprietário atual e faça sua própria pesquisa. A execução do VIN (número de identificação do veículo) por meio de um serviço on-line informará se o carro sofreu um acidente, se há ônus sobre ele ou se há algum recall ou manutenção necessária para o modelo em questão. 

2. Ferrugem ou danos na pintura 

Dê uma volta ao redor do carro e fique de olho em pontos de ferrugem ou lascas de tinta. Pequenas manchas de ferrugem localizadas não são necessariamente um problema porque podem ser corrigidas com bastante facilidade. Se houver lugares onde o metal está totalmente enferrujado, você pode querer reconsiderar a compra. 

3. Motor

Abra o capô e dê uma boa olhada no motor, afinal, essa é a parte mais importante de qualquer veículo. Com o carro desligado, inspecione visualmente o motor quanto à corrosão, mangueiras e correias rachadas, o nível de óleo, a condição da junta do cabeçote e possíveis vazamentos de óleo.  

4. Problemas de estrutura

Enquanto estiver andando pelo veículo, você também deve procurar problemas com o quadro. O carro está nivelado no chão? Tem alguma coisa pendurada no piso? Há manchas de vazamento de óleo ou combustível

Preste muita atenção aos para-choques e olhe dentro do porta-malas e do capô para verificar se há parafusos soltos ou empenamentos que possam indicar um acidente recente. 

5. Embreagem 

Ligue o carro, sinta e ouça a suavidade da mudança de marcha e teste o ponto da embreagem. 

6. Pneus

Os pneus devem ser usados uniformemente e todos os quatro devem combinar. Banda de rodagem irregular ou desgaste extra em alguns dos pneus geralmente significa mau alinhamento, o que pode ser um sintoma de problemas de direção, suspensão ou quadro.  

Lembre-se: um carro mal alinhado vai puxar para a direita ou para a esquerda ao dirigir. 

7. Quilometragem

Um carro médio irá acumular cerca de 20.000 km por ano. Para descobrir se o carro que você está vendo tem alta ou baixa quilometragem, divida o número no hodômetro pela idade do veículo.  

Um carro com alta quilometragem terá mais desgaste em seus componentes mecânicos. Por isso, é importante saber mais sobre a quilometragem antes de fechar a compra.  

8. Eletrônica interna  

Curtir sua música favorita no rádio é uma das pequenas alegrias de ter um carro. Pressione alguns botões e certifique-se de que o estéreo e os outros componentes eletrônicos do painel estejam funcionando corretamente. Ligue também o ar-condicionado e aqueça o ambiente interno. 

9. Estofados

Assentos e tecidos do interior do carro podem levar uma surra quando não há o devido cuidado. Observe a presença de rasgos, manchas e couro rachado em todos os bancos dianteiros e traseiros, afinal, trocar o estofamento pode ser caro e te trazer um grande impacto no bolso. 

10. Faça um test drive

Além de observar todos esses itens, faça um bom test drive antes de fechar a compra. Essa é provavelmente a parte mais importante da aquisição de um carro usado, pois, ao circular com o veículo, você pode sentir se ele está em boas condições, ouvir barulhos estranhos, compreender seu funcionamento e tirar suas dúvidas.  

Planeje sua rota e coloque o carro à prova para testar sua manobrabilidade, aceleração, frenagem e suspensão. Se possível, pegue a estrada e tente estacionar em paralelo para sentir os pontos cegos que o carro pode ter. 

Bônus: não abra mão de uma boa inspeção mecânica 

Se você acha que encontrou o carro usado dos seus sonhos, leve-o a um mecânico de confiança para uma inspeção. Um profissional qualificado pode determinar se o veículo tem problemas ou áreas subjacentes que podem se tornar um problema no futuro. Não é um serviço gratuito, mas pode evitar que você compre gato por lebre. 

Nas lojas O Baratão, você encontra todas as peças para o seu veículo, assegurando as melhores opções e a melhor qualidade em peças de reposição e manutenção regular, contando sempre com o menor preço e o melhor atendimento de vendedores especializados.    

Entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco e o WhatsApp, ou vá a uma de nossas unidades O Baratão mais perto de você

(Visited 45 times, 1 visits today)