Qual o tempo de vida útil de um amortecedor?

Como muitas peças de automóveis, os amortecedores tendem a se desgastar com o tempo. Dessa forma, saber quando isso acontecerá é crucial para manter o desempenho do carro sempre em dia.  

Substituir os amortecedores no momento certo garante que seu carro esteja seguro para dirigir, afinal, os amortecedores fazem parte do sistema de suspensão do seu carro – responsável pela estabilização de impactos do solo e encarregado de manter as quatro rodas no chão, proporcionando o melhor desempenho – e atuam para absorver quaisquer vibrações que o veículo capta na estrada.  

De modo geral, os amortecedores são uma parte do sistema de suspensão que amortece os choques e vibrações quando o carro está na estrada. Existem vários tipos de amortecedores no mercado e eles estão localizados tanto nas rodas traseiras quanto nas dianteiras.  

Responsável por abafar os movimentos laterais do veículo causados ​​por estradas irregulares, o sistema de suspensão funciona incessantemente. Por esta razão, ele se deteriora em um ritmo mais rápido. 

Afinal, qual é a vida útil média de um amortecedor de carro?

Bom, apesar dessa pergunta ser difícil de responder, os amortecedores automotivos apresentam uma duração média de 4 a 5 anos. Porém, não dá para confiar em prazos por quilometragens ou anos corridos, pois tudo vai depender do estilo de direção, do piso onde o carro roda com mais frequência, da manutenção preventiva e de bons hábitos do motorista.  

Não dá para precisar se um amortecedor terá uma vida útil de 50.000 km ou 150.000 km, até porque eles podem se deteriorar mais rapidamente se você dirigir em estradas irregulares com frequência.  

De modo geral, os amortecedores do seu carro podem precisar de substituição muito antes dos prazos mencionados acima, dependendo de como você usa o carro. Por isso, uma medida melhor de sua vida útil é observar sempre a distância que seu carro percorreu e ficar atento às condições de exposição à pisos esburacados, irregulares e ruins.  

Não é uma regra, mas normalmente a maioria dos fabricantes de automóveis sugere a substituição dos amortecedores a cada 60.000 a 80.000 quilômetros rodados. Claro, nessa situação, é indicado fazer uma avaliação profunda dos amortecedores do carro, pois isso não se aplica a todos os veículos.  

Na verdade, existem vários fatores que afetam a vida útil dos amortecedores, e é preciso observar com bastante atenção os sinais que seu carro te dá.  

Quais são os sintomas de um amortecedor com defeito?

Assim como o corpo humano, os amortecedores automotivos também têm uma forma de avisar quando a saúde não está lá essas coisas. Por isso, listamos abaixo alguns dos principais sinais que indicam que seu amortecedor não está em bom estado. São eles: 

1. O carro salta mais do que o normal. 

2. A suspensão traseira produz um som de pancada. 

3. O carro funciona mal em uma superfície áspera. 

4. O tempo de frenagem se torna maior.  

Por exemplo, se o seu veículo leva cerca de 20% a mais de tempo para parar totalmente quando você pisa no freio, essa é uma maneira de saber se você precisa verificar os amortecedores do carro.  

É importante lembrar que um amortecedor defeituoso e um sistema de frenagem comprometido colocam em perigo a sua segurança, bem como a segurança dos outros condutores na estrada.  

Amortecedores com defeito também podem fazer seu carro “quicar” quando você pisa no freio, e isso também deve ser um sinal de alerta de que seus amortecedores precisam ser substituídos. O perigo que isso representa pode dobrar se você estiver dirigindo em uma estrada molhada, o que pode fazer com que seu carro saia de controle. 

Há também um sintoma mais brando que seu carro pode apresentar: o aumento na vibração que você sente ao dirigir. Uma vez que uma função importante desempenhada pelos amortecedores é filtrar as vibrações coletadas na estrada, a falha em fornecer esse benefício deve alertá-lo imediatamente sobre o desgaste das peças. 

Além disso, quando seu carro começa a inclinar para um lado enquanto você dirige, esse também é um sinal menos pronunciado, mas perceptível, de que seus amortecedores precisam de atenção.  

De modo simplificado, isso pode significar um amortecedor de baixo desempenho, embora também possa ocorrer se as rodas estiverem desequilibradas. Em qualquer dos casos, leve o seu veículo para ser verificado por um profissional.  

Além desses sintomas, há também indicações visuais de que seu carro precisa de novos amortecedores. O primeiro é a presença de manchas de óleo na superfície superior dos amortecedores. Se for uma unidade de base líquida, haverá umidade presente na superfície superior ou gotejamento nas laterais. 

Os riscos de se dirigir com amortecedores com defeito

Como a função dos amortecedores é tornar a circulação do carro mais suave e livre se solavancos e saltos, muitas pessoas pensam que amortecedores defeituosos não precisam necessariamente ser substituídos. Isso ocorre principalmente porque a maioria dessas pessoas não se importam com alguns solavancos enquanto dirigem.  

Porém, a realidade é muito mais perigosa do que podemos imaginar. Dirigir com amortecedores defeituosos pode ser extremamente perigoso, pois qualquer solavanco pode desequilibrar o carro, deixando-o fora de controle.  

Nessa situação, passar por cima de trilhos de ferrovias, buracos ou até lombadas pode facilmente causar um acidente de carro. Além disso, se um amortecedor estiver vazando, ele também pode causar muitos prejuízos, pois aumenta o risco de deteriorar outras peças e criar problemas graves para o seu veículo.  

Um amortecedor defeituoso afeta o pistão, responsável por absorver a energia por meio do atrito viscoso quando o fluido hidráulico está em perfeito estado. Assim, se o seu amortecedor vaza esse fluído, o atrito vai pressionar e diminuir seu movimento, fornecendo menos atrito viscoso e comprometendo os componentes internos. 

Também é importante lembrar que a substituição do amortecedor é algo fundamental para manter a saúde do seu veículo, por isso essa tarefa deve sempre contar com a avaliação e auxílio de um profissional especializado para ser realizada.  

Confira essas e outras dicas ideais para manter seu veículo sempre em dia no blog do Baratão.  

Clique aqui e saiba mais! 

(Visited 1.208 times, 1 visits today)