Maus hábitos dos motoristas que prejudicam o carro

Você sabia que alguns maus hábitos de motoristas na direção podem acelerar o desgaste de vários componentes do seu veículo?

Pois é, quando o assunto é direção, é preciso ficar atento a pequenos hábitos que mantemos ao volante, principalmente àqueles que podem prejudicar seu funcionamento, causar multas e até mesmo colocar em risco a saúde do seu carro e a segurança dos ocupantes.

Um bom motorista é alguém que protege a si mesmo e o seu veículo de perigos, e grande parte dessa tarefa está atrelada à sua capacidade de evitar pequenos hábitos ruins do dia a dia que danificam seu carro ao longo do tempo.

Por isso, se você deseja abandonar alguns maus hábitos na direção e ajudar a evitar a “aposentadoria” precoce do seu veículo, confira nossa lista de 8 hábitos que você deve evitar para te ajudar a aproveitar ao máximo seu carro. Confira!

1. Dirigir com o tanque na reserva

Deixar o tanque de combustível muito baixo não é uma boa ideia por vários motivos. Em primeiro lugar, as bombas de combustível em alguns carros modernos estão dentro do tanque, e são projetadas para serem resfriadas e lubrificadas pelo próprio combustível. Assim, ao deixar o tanque quase vazio, você pode danificar a bomba do seu carro com o passar do tempo.

Além disso, em carros mais antigos e com tanques de combustível de aço, essa redução regular pode aumentar o potencial de corrosão pela condensação.

2. Descansar sua mão na alavanca de câmbio

Manter a mão na alavanca de câmbio é na verdade um péssimo hábito. A alavanca de câmbio é conectada a algo chamado garfo seletor, que faz contato com um colar giratório por um curto período de tempo. Com isso, ao pousar a mão na alavanca de câmbio, você está aplicando pressão adicional no garfo seletor, causando desgaste prematuro.

3. Dirigir com o pé apoiado na embreagem

Carros com transmissão manual estão se tornando menos comuns conforme os automáticos assumem o controle, mas se você dirige um manual, vale a pena prestar atenção ao que seus pés estão fazendo.

Os motoristas gastam prematuramente a embreagem ao apoiarem o pé no pedal enquanto dirigem, e isso desengata parcialmente a embreagem – que permite que o volante na extremidade do motor esfregue contra o material de fricção da embreagem sem se encaixar totalmente nele.

Deslizar excessivamente a embreagem, como engatá-la parcialmente para manter o carro parado em uma colina, também fará com que a vida útil da embreagem chegue ao fim muito mais cedo.

4. Frenagem e aceleração fortes demais

A menos que você esteja descendo uma colina muito íngreme, usar regularmente os freios com força é um sinal de que você está acelerando demais ou não está prestando atenção suficiente ao tráfego – ou ambos.

Embora os freios dos carros modernos tenham um desempenho incrivelmente bom quando mantidos de maneira adequada, eles se desgastam mais rapidamente quando usados ​​com intensidade.

A aceleração e a frenagem suaves não só farão com que seus freios durem mais, mas também o ajudarão a economizar combustível e a manter você e os outros usuários da estrada mais seguros.

5. Não calibrar ou manter a calibragem incorreta dos pneus

Pesquisas recentes demonstram que mais de um quarto dos motoristas rodam com a calibragem dos pneus incorreta. Isso é perigoso, pois o único contato de um carro com a estrada são os pneus, e se eles estiverem mal calibrados, não podem fazer seu trabalho adequadamente.

Manter os pneus com a pressão certa te ajudará a economizar combustível, a tornar o controle do carro melhor e, o mais importante, a mantê-lo mais seguro.

Para saber a pressão correta dos pneus do seu carro, consulte o Manual do Proprietário.

6. Dirigir em alta velocidade – principalmente em pistas danificadas e lombadas

Dirigir muito rápido acelera o desgaste dos componentes da suspensão do carro, como amortecedores, buchas de borracha e juntas esféricas. Esse hábito também tem o potencial de desajustar o alinhamento das rodas do carro, aumentando os riscos para você, seu veículo e outros usuários da estrada.

Além disso, se estiver dirigindo a mais de 10 km/h em uma lombada, por exemplo, com certeza você está indo rápido demais. É sério!

Dirigir rápido demais em uma lombada desgasta os componentes internos do veículo, causa impactos excessivos que a suspensão terá que absorver e ainda eleva seu consumo de combustível. E tudo isso custa dinheiro.

7. Fugir da manutenção preventiva

A coisa mais prejudicial que você pode fazer ao seu veículo é negligenciá-lo. Por isso, quem investe na manutenção preventiva não apenas economiza a longo prazo, como também garante mais segurança para os ocupantes do carro e todos na estrada.

A manutenção do seu veículo de acordo com a programação do fabricante irá maximizar a vida útil do seu carro e minimizar a chance de uma conta de reparo / substituição inesperada (e muito mais cara). Essa é a melhor maneira de obter o máximo do seu veículo por um custo mínimo, além de maximizar a durabilidade do carro e minimizar as chances de acidentes.

8. Negligenciar as luzes de advertência

As luzes do painel do seu veículo não podem ser negligenciadas, afinal, elas estão lá para alertar quando algo não está funcionando corretamente.

Se você não sabe exatamente para que serve cada um desses sinais, vale a pena consultar o Manual do Proprietário para saber o que significam as luzes de advertência em seu painel e familiarizar-se com as mais graves para saber quando é necessário agir. Além disso, você deve se manter atento a elas enquanto dirige, parando o carro sempre que algum sinal preocupante se acender.

Confira essas e outras dicas ideais para eliminar maus hábitos de direção que podem prejudicar seu veículo. Assista a esse vídeo da série Palavra do Consultor, com o engenheiro mecânico Gildson Dantas, para entender como melhorar seus hábitos e preservar o seu carro.

(Visited 27 times, 1 visits today)