Dicas para limpar bancos de carro como um verdadeiro profissional

Você sabia que o bancos de carro são os locais mais sujos de um veículo? Pois é. A maioria de nós passa várias horas em nossos carros, por isso, alguns hábitos costumeiros podem deixar o interior do veículo, e principalmente os assentos, bastante sujos.  

Em nosso dia a dia, o carro acaba virando algo como uma segunda casa sobre rodas. Muitas vezes, nós comemos, transportamos crianças e animais de estimação, viajamos e ainda carregamos todos os nossos equipamentos neles, o que contribui para o acúmulo de sujeira e bactérias.  

Mesmo que você não tenha uma viagem no horizonte, é sempre uma boa ideia fazer uma limpeza profunda no interior do seu carro para que você possa ter mais conforto e segurança em sua rotina.  

Embora possa parecer uma tarefa tediosa, limpar os assentos em casa é mais acessível e conveniente do que levar o veículo para um profissional. Então, quando a bagunça começar a ficar fora de controle, siga estas dicas aprovadas por especialistas sobre como limpar bancos de carro como um verdadeiro profissional. Confira. 

Três dicas infalíveis para limpar bancos de carro

Pense nisso: você e seus passageiros às vezes se sentam nesses assentos quando estão suados, sujos ou mesmo doentes. Ao limpar completamente os bancos do carro, sejam eles de couro, vinil ou tecido, você reduzirá odores indesejados e dará ao interior do seu veículo uma aparência limpa e renovada.  

Dica 1: Retire os itens antes de começar a limpeza e invista em um aspirador

Antes de começar a limpeza, retire de dentro do veículo todos os itens que podem atrapalhar a tarefa. Brinquedos, moedas, equipamentos, peças de roupa e tudo o mais que estiver no caminho deve ser retirado.  

Em seguida, utilize um aspirador para limpar bem os assentos do carro, retirando toda a poeira e sujidades comuns. Opte por utilizar uma peça de limpeza específica para garantir que tudo seja removido, como uma escova macia acoplada ao cano de sucção do aspirador.  

Dica 2: Trate as manchas antes

Se você identificar manchas específicas, obterá melhores resultados ao tratá-las antes de fazer uma limpeza geral. Para a maioria das manchas de comida e bebida, graxa e lama, basta aplicar um pouco do limpador escolhido nas áreas afetadas e esfregá-lo no tecido com uma escova macia. Deixe agir por pelo menos 15 minutos antes de fazer uma limpeza geral. 

Em áreas onde as manchas e marcas persistirem, você pode reforçar a limpeza esfregando com um pano úmido, escova ou esponja macia. Lembre-se de ficar atento à região onde aplicar o produto e não utilizar escovas com cerdas duras, que podem comprometer o tecido e até mesmo rasgá-lo.  

Para manchas à base de corantes ou outros materiais que transferiram cor para o seu assento, umedeça levemente a área manchada com água limpa e aplique o limpador escolhido. Misture bem, como um emplastro sobre as manchas, e espalhe com o auxílio de uma escova macia. Deixe agir por pelo menos uma hora e repita conforme necessário. 

Dica 3: Utilize o método mais indicado para cada material

Vinil, estofado ou couro? Atualmente, os assentos dos veículos podem ser produzidos com esses três tipos de material, o que exige que você saiba exatamente como limpá-los de maneira adequada.  

Lembre-se:  A limpeza é uma parte importante da conservação do seu automóvel, por isso, sempre siga o método de limpeza mais apropriado para cada material. São eles: 

  • Bancos de couro: O couro é um material sensível, por isso, limpe seus assentos com atenção. Uma pequena área de cada vez, passe um limpador de couro, como o Orbi Limpa Couro Hidratante Automotivo, com um pano macio e úmido. Enxágue com outro pano úmido até que todo o limpador seja removido. Lustre com um pano seco. Se quiser, aplique um protetor para condicionar o couro, facilitando a remoção de manchas futuras. Atenção: Se os bancos de couro do carro tiverem perfurações, use o mínimo de líquido possível. 
  • Bancos de vinil: Utilize um limpador multiuso, como a Espuma Limpadora Orbi sobre toda a área dos assentos, deixe a espuma agir por 45 a 50 segundos e passe um pano seco.  
  • Bancos de tecido: Espalhe a Espuma Limpadora Orbi sobre os assentos, aguarde de 45 a 50 segundos para que a espuma possa agir e, em seguida, retire o excesso com um pano seco. Não use escovas duras ou objetos com cerdas.  

Bônus: Fuja dos secadores! Deixe os assentos secarem naturalmente

Após a limpeza, dê tempo para que os bancos sequem completamente antes de usar o carro novamente. Geralmente leva de duas a três horas. Se você precisar acelerar o processo, aponte um ventilador no carro soprando ar frio em direção aos assentos ou estacione o carro em um local mais ventilado para acelerar o tempo de secagem.  

Nunca utilize secadores ou outros recursos que sopram ar quente sobre os assentos. Essa prática, que é mais comum do que você pode imaginar, prejudica não só o processo de secagem dos bancos, mas também pode comprometer o tecido ou couro, deixando o material mais frágil.  

Se mesmo após o período médio de secagem os assentos ainda estiverem úmidos, coloque um produto desumidificador, com cristais absorventes de umidade (um agente de secagem) no carro para ajudar a reter a umidade. 

Seguindo essas dicas, você garante uma limpeza segura e profissional para os bancos do seu carro. Esteja sempre atento e lembre-se: a higienização do seu veículo é uma parte importante da manutenção, pois garante mais durabilidade para os materiais internos e externos.  

Confira mais dicas sobre como manter seu carro sempre limpo e higienizado em nosso E-book Manual da Lavagem Perfeita.  

Nas lojas O Baratão, você encontra tudo para o seu veículo. Conte com nossos produtos  para garantir o melhor em termos de qualidade, confiança e atendimento em autopeças.   

Entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco e o Whats App, ou procure outra de nossas unidades e encontre O Baratão mais perto de você

(Visited 10 times, 1 visits today)