Luzes do painel: saiba identificar e o que fazer quando acionadas

Você sabe identificar todas as luzes do painel do seu veículo com precisão? Mesmo sendo uma parte importante do carro, o painel é muitas vezes ignorado por alguns motoristas e se torna cada vez mais comum encontrar proprietários que não sabem os significados de todos os ícones e alertas presentes em seus painéis. 

O painel do carro carrega o importante papel de informar sobre o desempenho e possíveis problemas mecânicos que podem estar acontecendo naquele exato momento. Por isso, é fundamental que você conheça bem o significado de todos os símbolos para que aquela luz acesa no painel não seja ignorada e cause mais problemas.  

Na verdade, com o avanço da tecnologia automotiva, existem hoje centenas de alertas diferentes que podem aparecer no veículo. Contudo, é importante ter uma noção sobre o significado desses diferentes símbolos e, principalmente, de suas cores, pois alguns indicam problemas graves que podem aumentar a conta da oficina.  

Por exemplo, quando os avisos luminosos aparecem nas cores azul, branca e verde, eles indicam o acionamento de algum equipamento ou acessório instantaneamente. Essas luzes ficam acesas enquanto o componente está funcionando, demonstrando que o recurso foi ativado, ou seja, servem para informar o motorista, assim como indicar que o farol alto está ligado ou que a seta foi acionada com sucesso. 

Já se as luzes de alerta forem nas cores laranja ou amarela, elas indicam uma falha média, que não impede que o componente funcione, mas que pode se agravar com o tempo e causar ainda mais desgaste.  

Com isso, quando seu painel mostrar os símbolos em amarelo ou laranja, é hora de estacionar o veículo em local seguro e verificar a situação. Se for o caso, logo em seguida, procure um local de sua confiança para fazer a manutenção.  

Agora, em caso de luzes vermelhas, fique muito atento, pois se trata de uma emergência. Quando esse aviso se acende, o problema é grave e exige um reparo imediato.  

Todas as luzes devem ser bem observadas, porém, no caso de uma luz vermelha, é realmente a hora de levar o carro para a manutenção. Se ele continuar funcionando, essa falha pode causar um acidente de trânsito ou levar a uma pane total. 

Identificando os símbolos de alerta do painel

Como vimos, conhecer as luzes de alerta do painel é a melhor forma de entender os sinais que o seu carro dá sobre a saúde do veículo. Elas são úteis não só para avisar o motorista sobre problemas nos seus diversos componentes, mas também para evitar acidentes e trazer mais segurança.  

E se o assunto é deixar o painel do seu veículo sempre em dia, O Baratão é o melhor lugar para adquirir os produtos de melhor qualidade para garantir a reposição de peças e acessórios completos.  

Conte com O Baratão para adquirir seus produtos e invista na melhor qualidade de recursos para o seu veículo.  

Entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco ou WhatsApp, ou encontre O Baratão mais perto de você

(Visited 15 times, 1 visits today)