Faça você mesmo: higienização de carros contra o novo coronavírus

A pandemia da covid-19 pegou todos de surpresa e, mesmo depois de algum tempo convivendo com as regras de isolamento social e desinfecção de ambientes para evitar o contágio, ainda existem muitas pessoas que não sabem fazer a higienização do carro contra o novo coronavírus. 

O cuidado sobre orientações básicas, como não colocar a mão no rosto, principalmente nos olhos, nariz e boca, é muito importante para não se contaminar. No entanto, várias partes do automóvel costumam ser tocadas por muita gente, então, garantir que seja feita uma higienização minuciosa pode ser fundamental para evitar a presença do vírus.  

Em momentos como esse, é muito importante se proteger dentro do seu veículo, evitando dar caronas e, quando não for possível diminuir o número de passageiros, utilizar os produtos corretos para fazer a limpeza de forma correta.  

O famoso álcool em gel já é praticamente um item indispensável do nosso dia a dia, porém, mesmo sendo o melhor aliado para higienizar as mãos, ele não pode ser aplicado nas partes internas do veículo, pois pode danificar as peças e gerar gastos com manutenção.  

Com isso, para evitar qualquer dano a peças como painel, volante, bancos e porta-luvas, é preciso adotar novas práticas para garantir que seu carro seja higienizado e que você e sua família estejam seguros.  

Confira, neste artigo, o passo a passo para higienizar seu carro de forma correta e evitar o contágio pelo novo coronavírus. Acompanhe. 

Passo a passo para limpeza e higienização do carro contra o novo coronavírus

Como já citamos, o álcool 70% na versão gel não é uma boa escolha quando o assunto é higienizar as partes internas e externas do seu veículo. Apesar de prático, seu uso contínuo pode danificar, desgastar, manchar e até corroer algumas peças, principalmente aquelas feitas de metal e plástico.  

Com isso, o ideal é utilizar o spray de álcool 70 %, na versão líquida, que pode ser borrifado rapidamente e atuar contra a atividade bacteriana nas superfícies. O produto, à base de álcool 70%, possui uma excelente ação de limpeza e desinfecção, facilitando a vida do motorista em momentos mais corridos do dia a dia.  

Mas lembre-se: o uso do spray é indicado para partes externas da cabine, como volante, alavancas dos comandos na coluna de direção, alavanca do câmbio (mesmo as do tipo joystick), botões do console central e dos retrovisores, maçanetas internas, painel e outras superfícies. Mesmo assim, é muito importante fazer uma limpeza completa do seu veículo sempre que necessário, evitando assim a proliferação do vírus. Além disso, é importante frisar que existem produtos específicos para polimento e limpeza do para-brisa, pintura, estofados, carpetes, superfícies esmaltadas, e até mesmo para proteção UV e hidratação de plásticos, borrachas e bancos de couro.  

Confira agora o passo a passo para higienizar seu carro de forma correta. 

1. Água e sabão é essencial

Toda a parte de fora do veículo deve ser limpa com água e sabão neutro. Ao ficarem expostos, a lataria, as maçanetas externas e o capô podem conter sujidades e também o vírus, por isso, sempre que utilizar o veículo, procure fazer uma limpeza com esses produtos básicos para evitar qualquer contaminação. 

2. De olho na lixeira

Muitos motoristas esquecem de esvaziar a lixeira portátil diariamente e, com isso, aqueles resíduos ficam ali por dias a fio. O ideal é esvaziar o lixo diariamente, principalmente se houver lenços de papel que podem conter o vírus.  

3. Evite o uso do ar-condicionado

Muitos especialistas já orientaram sobre esse tema, mas é importante reforçar: em tempos de coronavírus, o ideal é deixar de lado o uso do ar-condicionado e tentar manter todos os ambientes com grande circulação de ar. Essa regra também se aplica durante os trajetos em automóveis, já que isso pode aumentar a proliferação das bactérias e fungos que se acumulam nos filtros de ar. 

4. Por falar nele, não adie a limpeza completa e manutenção do ar-condicionado

Independente de pandemia, a limpeza e manutenção periódica do sistema do ar-condicionado é imprescindível, devendo ser realizada, pelo menos, de seis em seis meses.   

De modo geral, os filtros de ar-condicionado do carro não impedem, necessariamente, a entrada de vírus. Por isso, tornou-se ainda fundamental realizar a limpeza para garantir a qualidade do ar dentro do veículo.  

Além disso, se os filtros estiverem sujos e muito impregnados de partículas de poeira, isso pode ajudar a aumentar a concentração do novo coronavírus e de outros microrganismos causadores de doenças, aumentando assim o risco dentro do carro.  

O ideal é fazer a manutenção e limpeza regular seguindo as instruções do manual do proprietário e utilizando serviços especializados. 

  • DICA IMPORTANTE 

Depois de higienizar o veículo por dentro, você pode reforçar os esforços para eliminar os microrganismos, vírus e bactérias do carro utilizando o ar quente em potência máxima. Ative o sistema e fique longe do veículo, com as portas abertas e evitando entrar em seguida. Isso vai contribuir com a limpeza.  

Para higienização completa recomendamos o Orbi Air, produto específico para limpeza dos dutos do sistema de ventilação do veículo e partes internas.  

5. Demais cuidados

Para uma higienização completa, bata os tapetes do veículo todos os dias para eliminar restos de comida, suor, sujeiras, bactérias, fungos e até formigas e baratas.  

Se possível, aspire toda a parte interna e, se o estofamento do carro for de tecido sintético, o melhor mesmo é usar água e sabão para fazer a limpeza (lembrando que a mistura não deve fazer espuma).  

Investir em uma higienização profissional, a cada dois ou três meses, também é interessante para manter seu veículo mais seguro.  

Também é fundamental salientar que alvejantes, água oxigenada e outros produtos químicos não devem ser usados no interior do carro, principalmente no estofamento e nas telas e painéis, pois eles podem comprometer o funcionamento dos aparelhos e manchar o tecido. 

Neste momento, todo cuidado é pouco ao fazer a limpeza e higienização do seu veículo. Procure sempre adotar boas práticas para evitar o contágio e garantir o melhor para você e sua família. 

Se você deseja adquirir os melhores produtos para a higienização segura do seu carro, conte com O Baratão para adquirir soluções de qualidade quando o assunto é cuidar de você e do seu veículo 

Entre em contato através do Fale Conosco e WhatsApp ou encontre O Baratão mais perto de você