Cárter do motor: entenda o que é e a importância

Você sabe o que é o cárter do motor? Bom, é bem provável que você não faça ideia do que essa palavra significa, mas com certeza já ouviu falar que um amigo, conhecido ou familiar acabou tendo um grande prejuízo depois de quebrar o cárter do carro em um buraco na estrada, não é? Pois é dele que vamos falar hoje.  

Como você bem sabe, o motor é a parte mais vital do seu veículo e nele há uma peça chamada cárter. Além do sistema de combustível, virabrequim, pistão, bomba de combustível, injetor de combustível, biela e muitas outras peças, o seu motor também tem um cárter, ou seja, uma peça que ocupa a parte inferior do motor, normalmente tapando o bloco e formando uma espécie de reservatório onde fica retido o óleo lubrificante.   

Na verdade, essa é uma parte indispensável do seu motor, pois seu principal objetivo é proteger o virabrequim do motor e, enquanto faz isso, ajudar na lubrificação da zona baixa do motor, onde estão o virabrequim e as bielas, enquanto ainda resfria o óleo.  

Quer saber mais sobre o cárter do motor e conhecer sua funcionalidade e importância?. Então fique de olho neste artigo, pois iremos explicar os principais recursos de funcionamento do cárter, sua função, possíveis problemas e outros aspectos importantes. Confira. 

O que é cárter do motor?

Em suma, o cárter é uma parte do bloco do motor instalada abaixo do cilindro e funciona como uma estrutura metálica perfurada que abriga as peças, protegendo-as de detritos, impactos moderados e sujidades.  

Além disso, ele é um recurso que forma o compartimento inferior do motor e também serve como reservatório de óleo lubrificante, onde peças, como o virabrequim e as bielas, em funcionamento, já são automaticamente lubrificadas.  

Como um componente intrínseco de um motor de combustão interna, o cárter geralmente desempenha várias funções e é usado como uma câmara de óleo, deixando à bomba de óleo a missão de levar aquele lubrificante à parte superior do motor que, depois, escorre novamente para o cárter por meio de canais próprios abertos no bloco do motor. 

Atualmente, a maioria dos cárteres modernos são feitos de alumínio, o que proporciona um design leve e forte, capaz de suportar as pressões exercidas durante o uso normal do motor. Em motores mais robustos, um pequeno nível de pressão no gabinete é desejável para impedir a entrada de poeira e outras partículas potencialmente prejudiciais, mantendo o óleo adequadamente posicionado.  

Na maioria dos motores modernos, o cárter é integrado ao bloco do motor e o virabrequim é montado nas ranhuras do cárter. De todo modo, o cárter é o componente central do motor, já que abriga todo o mecanismo de manivela, incluindo pistões, cilindros e bielas.  

Em suma, a principal função universal do cárter é proteger dos detritos o virabrequim e as bielas, além de garantir um compartimento selado para manter a umidade e a sujeira longe dos componentes giratórios. 

Como identificar um problema no cárter do motor

De modo geral, o cárter é uma peça que armazena óleo, por isso, qualquer mancha de óleo abaixo da área do motor já pode ser identificada como um sintoma de problemas.  

Além disso, os vazamentos de óleo (mesmo quando não são do cárter) podem indicar uma série de problemas no seu carro, incluindo filtro de óleo danificado ou desgastado, problemas na junta do cárter e até mesmo excesso de óleo no motor.  

Em todo caso, você sempre deve procurar por sinais de óleo em torno da junta do cárter e, se a peça estiver apresentando qualquer sinal de desgaste, ruptura ou ranhura, é preciso retirar todo óleo do motor e substituir a junta por uma nova.  

Se o problema for ainda mais sério, talvez seja preciso substituir todo o cárter, o que pode ser um verdadeiro golpe nas suas finanças. Por isso, cuide bem do seu cárter do motor. 

Cuidados com o nível de óleo para manter o cárter em dia

Além de manter seu carro funcionando corretamente, a reposição do nível de óleo do motor é fundamental quando o assunto é manter seu cárter em dia.  

Segundo os fabricantes, é preciso verificar o nível de óleo semanalmente, utilizando uma vareta que fica parcialmente imersa no lubrificante para conferir.  

Com o motor desligado e frio, você coloca a vareta no reservatório de óleo, retira e confirma se o nível do óleo se encontra entre as marcações de mínimo e máximo. Repita o processo algumas vezes, limpando a extremidade da vareta para ter certeza que o nível está correto.  

Se fizer isso com o motor frio, verá que a viscosidade do óleo estará correta e que seu volume dentro do reservatório diminuiu para o nível correto. Dessa forma, evite repor o nível de óleo até a marca máxima, pois o volume aumenta com o calor, o que pode prejudicar o motor e levar a vazamentos.  

Nas lojas O Baratão, você encontra tudo para o seu veículo, assegurando as melhores opções e a melhor qualidade em peças de reposição e manutenção regular, contando sempre com o melhor preço e o melhor atendimento de vendedores autorizados e especializados.    

Entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco e o WhatsApp, ou vá a uma de nossas unidades O Baratão mais perto de você

(Visited 328 times, 1 visits today)