Raio X do coxim do amortecedor ou suporte do amortecedor

Sabe aquele barulhinho bem incomum que seu veículo apresenta na parte dianteira? Pois é. Esse ruído pode ser resultado do desgaste do coxim do amortecedor.  

Poucos motoristas sabem, mas o surgimento de ruídos vindos da dianteira do carro são, normalmente, sintomas de que pode haver algo de errado no conjunto de suspensão.  

Além de todo o incômodo que estas falhas podem causar na direção, os problemas com o conjunto de suspensão podem até colocar a vida de condutores, passageiros e outros motoristas em risco.  

Quando existe um desgaste excessivo no coxim, assim como nos amortecedores, nas molas, na bandeja de suspensão, no pivô de suspensão ou na barra estabilizadora, isso dificulta o controle do carro, além de diminuir a vida útil de outros itens do seu veículo. 

Quer saber mais sobre esse importante componente e aprender a identificar falhas no coxim do amortecedor e em outras peças do conjunto de suspensão do seu veículo? Então, acompanhe a leitura e conheça mais detalhes sobre essa parte fundamental do seu carro. Confira. 

O que é o coxim do amortecedor?

O coxim do amortecedor, também conhecido como suporte  do amortecedor , é uma peça de metal revestida em borracha, que tem como principal função dar suporte e fixar o amortecedor no monobloco do carro.  

Funcionando basicamente como se fosse uma almofada para a parte superior do amortecedor, ele ajuda a encaixar e a se conectar com a estrutura do veículo de forma mais segura e efetiva.  

O coxim faz parte dos componentes do sistema de suspensão, por isso, ele ajuda a garantir mais conforto e estabilidade para o carro, evitando que a parte metálica do veículo e da ponta do amortecedor sofram danos, ajudando também no processo de absorção de impactos e vibrações. 

Como os amortecedores são responsáveis por manter os pneus do seu carro contra a superfície da estrada, o coxim se torna fundamental para ajudar a absorver os impactos e proporcionar uma pressão mais uniforme para que o desgaste com o piso permaneça consistente.  

De modo simplificado, eles ajudam a minimizar impactos e, além disso, também abafam os barulhos gerados pelo movimento natural do motor. 

Com isso, ignorar o desgaste do coxim e adiar a troca da peça pode causar problemas graves no seu veículo, colocando em risco a saúde do carro e fazendo com que outros componentes se desgastem mais rápido do que o normal. Alguns desses problemas são: 

  • Instabilidade na direção, que pode causar acidentes;  
  • Desgaste irregular dos pneus, que afeta a periodicidade da troca e pesa no bolso dos motoristas; 
  • Desconforto ao dirigir e manobrar o volante, que também coloca em risco a vida de todos que trafegam nas vias; 
  • Falhas na parte dianteira do veículo, que afetam todo o sistema de suspensão e podem causar irregularidades e até mesmo uma pane em todo o conjunto.  

Como a função do coxim do amortecedor é apoiar e fixar os amortecedores sobre o monobloco do carro, proporcionando a absorção de ruídos, choques e vibrações, quando a peça não funciona corretamente, fica impossível absorver com regularidade os impactos do sistema de suspensão, assim como também resistir às forças rotacionais decorrentes das movimentações do volante e das alterações de impacto provocadas pela mudança do peso em partes diferentes do veículo, principalmente durante as curvas, frenagens e arrancadas. 

Com isso, um coxim danificado apresentará sintomas que podem levar a manutenções custosas, causar a danificação de outros componentes do veículo e até aumentar o risco de acidentes graves.  

Como dito anteriormente, ele é uma peça fundamental para o bom funcionamento do automóvel, por isso, precisa ser observada com cuidado e, sempre que necessário, trocada corretamente.  

A boa notícia é que a revisão e troca do coxim pode ser feita facilmente. Todo o processo não leva muito tempo, podendo ser executado em até 1 hora, mas exige a verificação e instalação feita por profissionais capacitados. 

Sinais de que é hora de trocar o coxim do amortecedor do seu veículo

O coxim do amortecedor é uma peça que se desgasta rapidamente. Seja por condução descuidada por parte de quem dirige o veículo, seja pela utilização de peças de qualidade duvidosa na suspensão do carro ou até por negligência do proprietário. Com o passar do tempo, o coxim do amortecedor pode se desgastar tanto que pode vir até a rachar ou estourar. 

Neste cenário, muitos problemas podem surgir, pois o defeito pode causar instabilidade na direção e gerar riscos à integridade física das pessoas que estão no carro.  

Como são produzidos geralmente em aço e borracha, os coxins protegem o motor e a carroceria. Por isso, a estabilidade e alinhamento da direção estão intimamente ligados a esta peça que, quando apresenta defeito ou desgaste, pode acarretar situações claras que demonstram que há algum problema no conjunto de suspensão.  

Alguns desses sinais são:  

  • Estabilidade do veículo comprometida; 
  • Vazamentos no sistema do amortecedor; 
  • Ruídos na cabine e desconforto ao guiar; 
  • Ruídos e vibrações no veículo; 
  • Desgaste elevado e irregular dos pneus; 
  • Inclinação excessiva do veículo; 
  • Consumo de combustível mais elevado. 

Além disso, se o coxim estiver estourado, o barulho estranho e bem característico se torna o maior indicativo de que há um problema na peça. E para garantir que a troca seja realizada de forma correta e trazer mais segurança para o seu veículo, é essencial buscar produtos de qualidade.  

Lembre-se: todo cuidado é pouco ao fazer a manutenção desse sistema. Procure um bom fornecedor e faça a troca e instalação corretas para garantir o melhor para o seu veículo. 

Se você precisa de assistência para realizar a troca do seu coxim de amortecedor, então saiba que O Baratão é o melhor lugar para adquirir soluções de qualidade quando o assunto é suporte do amortecedor.  

Contando com a qualidade inquestionável das peças Sampel, O Baratão Autopeças é um fornecedor seguro e confiável para garantir o melhor coxim de amortecedor para o seu veículo. 

Para mais informações, entre em contato através do Fale Conosco ou WhatsApp ou encontre O Baratão mais perto de você

(Visited 8 times, 1 visits today)