Três dicas úteis para atuar como motorista de aplicativo

Nos últimos anos, a oportunidade de trabalhar como motorista de aplicativo vem atraindo muitas pessoas. Como uma alternativa válida e cheia de novas possibilidades para motoristas que buscam aumentar sua rentabilidade, o uso dos aplicativos de transporte cresceu exponencialmente em todo o Brasil.  

Segundo um levantamento do aplicativo de gestão financeira Guiabolso, cerca de 12,2% dos usuários disseram ter usado muito mais os apps de transporte para se deslocar pelas cidades do país no último ano. Com isso, cerca de 24% dos usuários declararam utilizar semanalmente os aplicativos de transporte em 2020. 

Facilitando a vida dos passageiros e trazendo boas oportunidades de ganhos para os proprietários de veículos, a utilização dos apps de transporte cresceu e, com isso, também aumentou a demanda por motoristas.  

Além disso, com o aumento dos clientes, os motoristas que já atuam na área também passaram a experimentar um aumento das corridas, mostrando que trabalhar com aplicativos de transporte tornou-se uma grande oportunidade para quem busca uma renda extra ou central.  

No entanto, a função do motorista de aplicativo ainda é muito nova e nem todos entendem como podem impressionar seus clientes, causando uma boa impressão, potencializando as chances de fidelizar o passageiro e até mesmo aumentar seus ganhos.  

Neste sentido, por exemplo, saber causar uma boa primeira impressão é primordial para quem trabalha com atendimento, pois, uma vez impressionado, o cliente guarda em mente toda a experiência do serviço prestado.  

E se essa boa primeira impressão ocorrer em um serviço realizado por um motorista de aplicativo, o passageiro não só vai se lembrar da corrida, mas fará questão de avaliar o piloto com cinco estrelas e ainda elogiar o serviço. 

Outro comportamento importante para os motoristas é saber criar um método para que essa rara oportunidade de impactar o passageiro nos primeiros segundos da viagem se transforme em rotina, para que se consiga a tão desejada boa pontuação nos aplicativos.  

Se você deseja melhorar o seu trabalho nos aplicativos ou ingressar com o pé direito nessa oportunidade, então acompanhe nossas dicas de como otimizar seu serviço, impressionar seu passageiro e garantir a satisfação e recomendação (e quem sabe uma boa gorjeta) dos seus clientes. Confira. 

1. Invista no atendimento ao cliente

Todo mundo gosta de ouvir seu próprio nome, então sempre comece com um “Olá, (nome do passageiro)” e mostre atenção perguntando se está “tudo bem”.  

Melhore a sua gentileza movendo o banco para a frente, oferecendo mais espaço e, depois disso, mostre que você se preocupa com o cronograma de passageiros, dizendo-lhe quanto tempo vai demorar para chegar ao seu destino. Com isso, você já causou uma boa impressão. Depois disso, pergunte se ele tem uma rota preferida. 

Completando essas etapas, você terá passado uma imagem simpática e séria ao passageiro e já saberá se ele está com pressa e também se quer bater um papo ou não. Continue a impressioná-lo positivamente, oferecendo-lhe ar condicionado e álcool em gel, e pergunte se ele tem algum estilo de rádio ou música de referência. 

Neste ponto, é importante lembrar que as primeiras coisas que notamos são a aparência e o tom da voz dos outros. É um instinto humano primitivo usado para reconhecer as pessoas da tribo e que hoje carregamos conosco como uma intuição protetora.  

Portanto, além de criar uma rotina de gentileza, outro grande segredo para causar uma boa primeira impressão é treinar um tom de voz médio, neutro e agradável, ou seja, nem muito baixo nem muito alto, para falar com seus passageiros sem despertar sobressaltos.  

2. Fique atento às suas metas de corridas diárias

Quando você opta por trabalhar para si mesmo, determinar e cumprir metas torna-se fundamental não apenas para você atingir seus objetivos, mas também para melhorar sua produtividade e organização. 

Com isso, é importante ficar atento às suas metas de corridas diárias para basear sua rotina de forma adequada. Para isso, faça uma estimativa da quantidade de corridas por dia que você precisa fazer em um determinado período, o suficiente para você somar o capital necessário e cumprir sua meta. 

Estipule horários para realizar suas corridas e não esqueça de incluir períodos saudáveis de descanso, alimentação e similares. Lembre-se também de se alongar e fazer pequenos exercícios entre algumas corridas para reforçar sua saúde e manter sua disposição sempre em dia.  

Como um dos grandes benefícios de ser um motorista  de aplicativo é a flexibilidade de horários, você precisa investir em organização, caso contrário você não pode tirar o melhor proveito de seus dias de trabalho. Portanto, observe, estude e converse sempre com seus colegas de profissão para interpretar quais são os melhores horários e locais para você fazer corridas em sua cidade e estabeleça um compromisso de tempo consigo mesmo.  

3. Economize nos custos de manutenção e consumo de combustível

A manutenção preventiva é, sem dúvida, a melhor forma de economizar nos custos de manutenção do seu veículo. Com isso, um programa de manutenção preventiva é uma parte importante do gerenciamento de trabalho bem-sucedido.  

Essa atitude mantém seu carro operando de forma eficiente, aumenta a segurança de seus passageiros e ajuda a evitar reparos grandes e caros no futuro. Além disso, um bom cronograma de manutenção preventiva também mantém a interrupção das operações ao mínimo, evitando que você fique muitos dias com o carro parado sem ganhar dinheiro. 

Outra dica valiosa para te ajudar a reduzir gastos é manter uma rotina de direção econômica que te ajude a minimizar o consumo de combustível.  

Embora a velocidade em que você dirige seja indiscutivelmente o fator mais influente que afeta o consumo de combustível, há uma série de outras maneiras de mudar seus hábitos de direção que terão um impacto significativo no dinheiro que você gasta na bomba. 

Confira algumas dicas valiosas: 

  1. Mantenha seu veículo em dia e invista na manutenção preventiva; 
  2. Utilize sempre a marcha mais alta possível dentro do limite de velocidade; 
  3. Alivie a carga e evite transitar com excesso de peso no veículo; 
  4. Seus pneus também economizam combustível, por isso, mantenha-os saudáveis, bem calibrados e nunca rode com peças em mau estado; 
  5. Abra as janelas do carro e desligue o ar-condicionado; 
  6. Se tiver que esperar por mais de 30 segundos, desligue o motor; 
  7. Evite manobras repentinas e bruscas; 
  8. Mantenha os sistemas de combustível e ignição em boas condições de funcionamento; 
  9. Troque regularmente o óleo do motor usando o grau correto de óleo, conforme recomendado pelo fabricante; 
  10. Sempre verifique o alinhamento da roda.  

Confira essas e outras dicas ideais para motoristas no blog O Baratão.  

Clique aqui e saiba mais

(Visited 66 times, 1 visits today)