Cinco principais erros ao comprar autopeças

Não importa que tipo de carro você possui ou se você o comprou usado ou novo, ele pode exigir alguma manutenção eventualmente . Em algum momento, os sistemas falham e você precisa de novas peças, especialmente quando falamos dos sistemas que sofrem mais desgaste, como no caso dos freios e do motor.

Se você tem as habilidades para reparar o seu veículo sozinho, é provável que esteja comprando peças de forma mais assertiva. No entanto, quando se trata de substituir autopeças, há coisas que você precisa saber para evitar erros fáceis ao comprar itens essenciais para deixar o seu carro novo em folha.

Porém, mesmo que você tenha experiência, convenhamos: comprar autopeças de reposição certa pode ser confuso. A grande variedade de opções para uma única peça de reposição é suficiente para deixar qualquer um roendo as unhas.

Seja para quem está procurando um motor de partida, alternador ou qualquer outra peça de reposição, é sabido que a tarefa não é tão simples e, na verdade, é muito fácil cometer alguns erros. 

Todos nós já fomos vítimas da pressa, da falta de planejamento e de uma série de coisas que podem dar errado ao comprar autopeças diversas. No caso de uma peça de reposição de automóvel, esse problema pode ser ainda maior, já que os recursos não são baratos e, pior, a compra de um item errado pode deixar seu carro parado por mais tempo.

Para evitar ser enganado, reduzir a perda imprevista de tempo, dinheiro e – muitas vezes – até de esperança, confira nossa lista de erros comuns, dispendiosos e particularmente irritantes, que muitos cometem ao tentar substituir peças automotivas e aprenda a evitá-los. Confira.

Cinco erros comuns ao comprar autopeças

1. “Não conheço este estabelecimento, mas vou apostar”

Uma maneira fácil de cair em erro é não conhecer o estabelecimento e, mesmo assim, apostar seu dinheiro em uma compra que pode ser insegura. A pressa sempre pode nos fazer cometer alguns erros, por isso, antes de comprar autopeças, é preciso pesquisar as referências com cuidado, verificar se algumas pessoas que você conhece já compraram no local e ainda fazer uma rápida avaliação dos comentários on-line e, principalmente, dos comentários no Reclame Aqui.

Procure indicações, pergunte às pessoas que você conhece sobre experiências anteriores nesse determinado local e busque referências. Não aposte seu dinheiro sem antes saber se tudo é mesmo confiável, honesto e seguro.

2. “Não tenho noção de preço, mas vou finalizar a compra assim mesmo”

Todos nós já vivemos situações em que, depois de comprar algo, percebemos que pagamos um valor muito alto pelo item. Conseguir o melhor negócio que existe no mercado pode parecer um presente, enquanto identificar que você jogou dinheiro fora em algo supervalorizado é enervante.

Antes de comprar, pesquise valores em sites de confiança, compare os preços que diferentes fornecedores oferecem e converse com seu mecânico de confiança.

3. “Não preciso de garantia”

A garantia de uma peça de automóvel é como um seguro, por isso, o ideal é não comprar uma peça de reposição que não tenha garantia – e muito menos abrir mão desse direito.

A falta de garantia deixa você sem opção de devolução ou substituição em caso de falha do produto. Um vendedor ou site que oferece uma garantia também é um sinal de sua legitimidade, já que vendedores suspeitos prestes a lhe vender uma peça de reposição defeituosa ou falsificada nunca oferecerão esse benefício.

4. “Não sei se é a peça certa, mas vou comprar assim mesmo”

Mesmo os mecânicos mais habilidosos cometem erros quando se trata de comprar peças. Dessa forma, com certeza isso vai acontecer com você também. As autopeças podem ser muito específicas e você precisa conhecer a marca e o modelo do seu veículo para obter as peças certas.

Você também precisará do número do chassi, do número da peça e do ano em que seu carro foi fabricado. Antes de pagar, confirme com o seu fornecedor de autopeças se o produto que você está comprando é o que você precisa.

5. “Uau, encontrei peças a um valor muuuito baixo. Vou comprar!”

As peças adulteradas ou falsificadas são um problema lamentavelmente generalizado na indústria automotiva. Isso ocorre porque nem todas as peças vêm de fabricantes de automóveis certificados e é importante aprender a identificar uma peça de automóvel falsificada.

Antes de mais nada, o maior indicativo de uma peça falsificada é o preço. Por isso, se você receber uma oferta muito abaixo do valor comercial conhecido, não se sinta tentado a fazer uma compra.

Obviamente, comprar peças automotivas on-line pode dificultar a identificação de uma peça falsificada, mas ficar atento a comentários de outros clientes, reclamações e ao valor anunciado já é um bom passo para se garantir.

Embora esses sejam alguns dos principais erros a serem evitados, procure saber também sobre as políticas de devolução, as boas práticas de segurança, qualidade e, principalmente, a fama da loja em questão.

Lembre-se sempre: mesmo que a internet facilite nossa vida, a melhor forma para se certificar e não cair na armadilha de um vendedor suspeito é procurar um revendedor de qualidade, com loja física estruturada e boas recomendações, como O Baratão.

Nas lojas O Baratão, você encontra tudo para o seu carro, as melhores marcas e produtos de qualidade. Aqui, temos à sua disposição as melhores opções para cuidar bem do seu veículo, de peças a acessórios essenciais. Você ainda pode contar com o nosso serviço de delivery.

Entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco e o WhatsApp, ou procure uma de nossas unidades O Baratão mais perto de você.

(Visited 13 times, 1 visits today)