Guia rápido de sistemas automotivos

Os carros são máquinas complexas. Cheios de mecanismos e sistemas automotivos conectados de modo indispensável para o seu funcionamento, os veículos são fabricados para que todas as suas peças trabalhem juntas em perfeita harmonia.

Quando falamos sobre as funções primárias de um veículo, existem alguns sistemas automotivos que permitem que um carro tenha um desempenho geral. Embora cada sistema interaja de perto com um ou mais sistemas diferentes, as tarefas que são realizadas individualmente por cada um são muito especializadas e cruciais para o desempenho, segurança e saúde geral de um carro.

De modo geral, muitos motoristas entendem muito pouco (ou nada) sobre a mecânica de automóveis. Mesmo assim, os proprietários mais atentos buscam aprender melhor como funcionam essas máquinas preciosas e isso permite, inclusive, que eles cuidem melhor de seus carros do que a maioria.

Quer aprender mais sobre alguns dos sistemas automotivos mais importantes do seu automóvel? Então acompanhe conosco mais detalhes sobre esses componentes fundamentais. Confira.

Sistema de combustível

O sistema de combustível é composto pelos componentes encarregados de levar o combustível do tanque para o motor. Esses componentes incluem a bomba de combustível, regulador de pressão, filtro, injetores e outros componentes.

Ele funciona com o restante do sistema de controle do motor para oferecer o melhor desempenho com as emissões mais baixas. Seu papel é transferir o combustível do tanque, utilizando o filtro para garantir a segurança e limpeza do líquido e levá-lo até os injetores.

No processo, um regulador de pressão controla a pressão do combustível para garantir um bom desempenho do motor sob uma variedade de condições de velocidade e carga. Os injetores de combustível, quando ativados, pulverizam uma quantidade média de combustível no motor, garantindo a efetividade do funcionamento.

Sistema de ignição

A única função do sistema de ignição é gerar uma tensão muito alta da bateria, enviando-a diretamente para a vela de ignição para acender a mistura ar-combustível no motor. Os principais componentes deste sistema incluem a chave de ignição, a bateria, a bobina, a árvore de cames e o braço do rotor.

Sistema elétrico

O sistema elétrico consiste principalmente de bateria, motor de partida e alternador. A bateria atua como uma unidade de armazenamento de energia enquanto o alternador envia energia de volta para a bateria do motor em funcionamento, mantendo-a carregada.

Sistema de exaustão

Quando o motor está funcionando, ele produz uma grande quantidade de resíduos e, na verdade, algumas dessas substâncias – que ficam dentro do escapamento – são prejudiciais tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente.

O sistema de exaustão – composto pelo coletor de escape, sensores de oxigênio, conversores catalíticos, ressonadores, tubos de escape, silenciador e outros componentes – é responsável por filtrar, canalizar e empurrar os gases de escape para longe do carro.  Além disso, esse sistema é essencial para a segurança e controle de emissões nos veículos, pois direciona os gases de escape perigosos do motor para longe do carro para não afetar os ocupantes.

Dentro do sistema de exaustão, o conversor catalítico reduz o nível de poluentes nocivos no escapamento, enquanto os sensores de oxigênio monitoram o processo para manter a operação eficiente, além de otimizar a operação do conversor.

Sistemas de suspensão e direção

Embora tecnicamente estes sejam dois sistemas separados, os sistemas de suspensão e direção trabalham para manter seu veículo sob controle. O sistema de suspensão é composto por seus amortecedores e suportes, carregando o peso do seu veículo para um passeio suave. O sistema de direção, em contrapartida, é o que permite que você dirija seu veículo.

Na verdade, esses dois são os principais sistemas relacionados à segurança do seu veículo, já que determinam em grande parte a condução e o manuseio do seu carro.

A suspensão mantém a relação e interage com o sistema de direção para fornecer controle do veículo. Por isso, quando funciona corretamente, ele ajuda a absorver a energia das irregularidades da estrada, como buracos, e ajuda a manter a estabilidade do veículo.

Sistema de freios

O sistema de freios é mais complexo do que parece e consiste no pedal de freio, cilindro mestre, linhas e mangueiras, pinças e pistões, pastilhas de freio a disco, rotores de freio a disco, fluido de freio, ABS e muito mais.

Esse sistema é responsável por pegar a energia cinética do seu veículo em movimento, convertendo-a em energia térmica por meio do atrito. Essa energia é usada para desacelerar e parar sua máquina de metal, fazendo com que o veículo possa diminuir a velocidade até finalmente parar.

De modo geral, o sistema de freios funciona a partir do cilindro mestre, que exerce força sobre o líquido hidráulico em suas linhas de freio toda vez que você pisa no pedal. Essa força é sentida em cada canto do veículo em que os dispositivos de fixação – as pinças – respondem apertando um par de pastilhas de freio contra discos de metal giratórios (os rotores) presos a cada roda. As pastilhas de freio agarram então os rotores, enquanto o atrito e o calor produzidos fazem com que as rodas – e seu carro – parem.

Sistema de refrigeração (arrefecimento)

O sistema de arrefecimento do motor afeta a confiabilidade geral do seu carro e a longevidade do motor. Os sistemas de refrigeração avançaram ao longo dos anos com novas formulações de refrigerante e novos designs e materiais de radiador. Se você suspeitar de um problema com seu sistema de refrigeração, verifique-o imediatamente.

De modo geral, as peças-chave do sistema de arrefecimento removem o calor do motor e da transmissão automática e dissipam o calor para o ar externo. A bomba d’água circula o líquido de arrefecimento pelo motor e o líquido refrigerante absorve o calor e o devolve ao radiador, onde ele é dissipado. Conjuntamente, o termostato regula a temperatura do líquido de arrefecimento para mantê-la consistente para uma operação eficiente do motor.

Conte sempre com O Baratão para substituir peças, adquirir materiais fundamentais para os seus sistemas automotivos e cuidar bem da saúde do seu veículo. Em nossas lojas, você encontra tudo as melhores opções de produtos para cuidar bem do seu carro.

Entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco e o WhatsApp, ou encontre O Baratão mais perto de você.

(Visited 137 times, 1 visits today)