Como cuidar dos faróis e lanternas do seu carro?

Os faróis e lanternas do seu carro são itens primordiais para manter a segurança e iluminação dos trajetos durante todo o seu percurso. Esses componentes ajudam a garantir maior e melhor visibilidade, possibilitam a comunicação entre os motoristas, são importantes para garantir a sinalização com suas luzes de seta, ré e freio e são fundamentais durante qualquer deslocamento, seja ele curto ou longo.  

Figurando entre os equipamentos obrigatórios de segurança de um carro, os faróis merecem muita atenção, pois, além de serem necessários à noite, eles também são uma obrigatoriedade em estradas durante o dia.  

Justamente por serem a extensão dos seus olhos enquanto você dirige, eles são itens que também sofrem muito desgaste. Com o tempo e a exposição à chuva e ao sol, é comum que tanto a lanterna do carro quanto o farol automotivo fiquem danificados, perdendo o brilho e adquirindo um tom amarelado.  

No entanto, no momento da manutenção do veículo, esses itens são normalmente negligenciados por muitos donos, que acham ser suficiente apenas limpá-los superficialmente, sem se aprofundar em alguns pontos importantes para sua conservação. E é aí que mora o perigo, pois na realidade os faróis exigem um pouco mais de cuidado e atenção para que tudo esteja em ordem e funcionando plenamente.  

Se os faróis não estiverem em boas condições, pode ser que nada fique totalmente visível, podendo causar sérios problemas. Por isso, é imprescindível fazer a manutenção preventiva regularmente.  

De modo geral, é preciso estar sempre de olho nos faróis do carro e, em caso de perda de intensidade da luz, é indispensável fazer a troca da peça completa. Afinal, um farol que não funciona corretamente pode gerar multas e, até mesmo, ser o causador de um grave acidente.  

Além disso, quando bem cuidados, eles também embelezam o veículo e fazem toda a diferença na aparência do carro.  

Para evitar esses e outros problemas, selecionamos uma série de dicas para conservar lanternas e faróis do carro. Acompanhe nosso artigo e veja as dicas e os cuidados que listamos para te ajudar a cuidar melhor desses itens e prolongar sua vida útil. Confira. 

A importância dos faróis – Entenda o que diz a lei

Os faróis funcionam, na verdade, como se fossem os olhos do condutor. Por isso, se houver algo de errado com eles, a visibilidade pode ficar muito comprometida, a ponto de provocar acidentes sérios. 

De acordo com a legislação, circular com faróis malconservados pode colocar em risco a segurança de motoristas e passageiros, além, é claro, de pedestres, podendo render até 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ainda uma multa de R$ 195,23 pela falta de atenção. 

A regulagem incorreta do farol atrapalha a visão do motorista que trafega no sentido contrário e, por isso, é considerada uma infração grave de trânsito, que também pode causar um grande transtorno, já que a lei exige que o veículo seja retido para regularização. 

Para estar de acordo com a lei e evitar qualquer problema, o farol do carro e as lanternas automotivas precisam estar conservados. A boa notícia é que existem técnicas que podem restaurar o visual desses componentes, aumentando sua vida útil e garantindo uma melhor visibilidade na estrada. Acompanhe. 

Saiba como cuidar das lanternas e dos faróis do carro

Recursos como a limpeza, lixamento e o polimento das peças podem ser utilizados para tirar o amarelado da lente de faróis e lanternas, embelezando o veículo e garantindo que tudo esteja limpo e cuidado.  

Neste processo, são usados produtos específicos que fazem o clareamento do material, diminuindo os efeitos causados pela radiação ultravioleta e eliminando qualquer sujidade, manchas e riscos que podem danificar as peças. 

A aplicação do verniz nesses itens também ajuda a proteger a lente dos faróis e lanternas, doando brilho e protegendo toda a superfície. Esses procedimentos podem ser feitos em casa, utilizando produtos específicos para cada peça e garantindo a melhora desses recursos.  

Um dos produtos indicados é o Renovador de Farol da Orbi. Com ação instantânea e sem precisar polir ou lixar, o produto é de fácil aplicação e remove o fosco, o queimado e o amarelado dos faróis.  

Fonte: https://orbiquimica.com.br/produto/renovador-de-farol/ 

Para assegurar o bom funcionamento desses componentes do carro, também é preciso ficar atento a algumas práticas essenciais para diminuir os riscos de danificar as peças, tais como: 

  • Evite deixar o carro exposto ao sol ou à chuva constantemente; 
  • Sempre estacione o carro em lugares cobertos, principalmente quando for por longos períodos; 
  • Em caso de chuvas de granizo, mantenha o carro em segurança. As pedras podem quebrar as lentes do farol; 
  • O excesso de umidade também é prejudicial, por isso, não deixe o carro em áreas úmidas ou em locais abertos em períodos de muita chuva; 
  • Se você mora em locais de praia, saiba que a maresia é uma grande vilã. Por isso, não esqueça de fazer uma boa lavagem nas peças para evitar danos nos faróis e nos outros componentes do veículo. 

Confira outras dicas para manter os faróis e as lanternas funcionando perfeitamente:  

  • Mantenha a revisão de lâmpadas, faróis e lanternas sempre em dia; 
  • Nunca dirija o veículo com lâmpadas automotivas queimadas ou com outros danos. Sempre confira e opte pela troca dos itens; 
  • Fique atento à vedação dos faróis automotivos para impedir a entrada de água; 
  • Boas práticas de direção também ajudam a preservar as peças, por isso, evite buracos que podem desregular os faróis e até mesmo queimar as lâmpadas; 
  • Sempre faça a regulagem periódica dos faróis. 

Além de estar atento aos sinais de desgaste e danos e executar as atividades em casa, também é indicado fazer alguns procedimentos especializados e contar com a ajuda de profissionais para deixar tudo em ordem durante a manutenção veicular.  

Se você deseja adquirir os melhores produtos para o seu carro, conte com O Baratão para garantir soluções de qualidade quando o assunto é cuidar de você e do seu veículo.  

Aqui você encontra produtos de excelência, ideais para conservação e renovação dos faróis e das lanternas do seu carro. Em caso de substituição completa dos itens, você também pode adquirir a melhor composição de peças originais completas, de todas as marcas e com os melhores preços. 

Entre em contato através do Fale Conosco e WhatsApp ou encontre O Baratão mais perto de você

(Visited 162 times, 1 visits today)