Tudo sobre pintura automotiva e como cuidar da chaparia

No mercado atual, os veículos são inquestionavelmente únicos em cores, acabamentos e opções. A grande quantidade de carros novos e usados em circulação possuem diferentes características, mas a pintura automotiva é talvez o item que mais os difere entre si – tanto em cor quanto em acabamentos especiais.

Mesmo diferentes, todos os veículos precisam vencer uma batalha contínua com elementos que tentam embaçar, desbotar e manchar seus acabamentos exteriores. Dentre os mais prejudiciais para a pintura, temos a luz solar, chuva ácida, poluentes no ar e pássaros – verdadeiros inimigos de um acabamento impecável.

Embora os automóveis com pinturas oxidadas, arranhadas ou manchadas possam dirigir de forma idêntica aos em condições imaculadas, seus valores monetários são significativamente menores, e sua beleza também é prejudicada.

Por isso, seja para manter seu carro bonito e brilhante ou para revender por um valor condizente ao mercado, vale a pena cuidar da pintura do seu veículo. A boa notícia é que a manutenção básica não deve levar mais de 15 minutos por semana e não é preciso um especialista para fornecer resultados com qualidade de showroom.

Para entender melhor como proteger o acabamento de automóveis, é preciso primeiro compreender como a pintura automotiva é feita. Confira conosco esses detalhes e aprenda a proteger a chaparia e o acabamento do seu veículo.

Tipos de pintura automotiva

Existem três tipos de pintura automotiva no mercado: sólida, metálica e perolizada. Confira abaixo as características de cada uma delas:

Pintura sólida

Do tipo mais básico, a pintura sólida está presente em uma enorme parcela dos veículos. Ele contém pigmentos de cor, geralmente nas opções branco, vermelho e preto, e as tintas usadas nesse processo podem ser à base de poliéster ou acrílica.

A pintura sólida é prática, mais econômica e não altera o valor final do veículo em caso de venda.

Pintura metálica

A pintura metálica é mais cara e sua aplicação é realizada através de um procedimento chamado “carga de efeito”. Sua função é adicionar ao pigmento uma camada de laca e flocos de alumínio, que apresenta um reflexo mais intenso e traz mais vida à cor.

Esse tipo de pintura traz um efeito vibrante ao acabamento, dando a impressão de um veículo mais limpo e brilhante.

Pintura perolizada

O tipo mais elaborado de pintura automotiva, a modalidade perolizada inclui uma base composta por pó de pérola e mica, aplicados para dar um efeito furta-cor, onde é possível perceber cores diferentes dependendo da incidência da luz.

A modalidade metálica é mais cara e seu processo também é mais demorado. Mesmo assim, é uma excelente opção para quem deseja agregar mais personalidade ao veículo.

Tipos de tinta automotiva

Existem 3 tipos básicos de tinta para pintura automotiva: tintas à base de poliéster, tintas acrílicas e tintas à base de nitrocelulose. Saber qual tinta é utilizada e a qual categoria pertence é muito útil, pois até as próprias definições são bastante confusas devido à enorme variedade de compostos e aplicações nos dias de hoje. Confira:

Tinta acrílica

A tinta acrílica é frequentemente usada em automóveis, possui uma ampla gama de cores e também tem boa durabilidade, com menor tempo de secagem. Embora geralmente venha em cores pré-misturadas, também é possível encontrar cores diferenciadas no mercado, além de permitir o uso em misturas.

Tinta à base de poliéster

Os acabamentos à base de poliéster são provavelmente a melhor escolha de tinta disponível no mercado atualmente, e estão disponíveis em qualquer cor que você possa precisar. Por isso, a tinta à base de poliéster com correspondência de cores é uma ótima maneira de garantir que retoques ou repinturas parciais correspondam à tinta que provavelmente está desbotada devido aos danos causados ​​​​pelo ambiente.

Essa opção também é bem resistente aos danos UV, o que as torna bastante úteis para o mercado automotivo.

Tinta de nitrocelulose

As tintas de nitrocelulose são mais espeças, não podem ser diluídas e oferecem um acabamento extremamente durável. Essas tintas geralmente são vendidas como uma ótima opção para prevenção de ferrugem ou proteção contra substâncias corrosivas. A maioria das tintas de nitrocelulose possuem um odor bem forte, então a proteção apropriada deve ser usada.

Como proteger sua pintura automotiva no dia a dia

Higienização semanal

O melhor momento para começar a cuidar de sua pintura é no mesmo dia em que você recebe seu veículo novo (ou usado). Comece dando uma lavagem completa: use um xampu de lavagem de alta qualidade, luva de lavagem e toalhas de microfibra para secar.

Mantenha a manutenção durante toda a vida útil do seu veículo. Lave regularmente e use produtos especializados, eliminando com cuidado a sujeita, as manchas e a poeira.

Cera

Encerar seu veículo pode parecer chique, mas além de deixar seu carro completamente limpo e brilhante, também deixa uma camada protetora que pode preservar sua pintura. Existem muitos tipos de cera de carro por aí, mas você pode consultar o manual do seu carro para o tipo correto de usar.

Além disso, evite aplicar a cera nas partes de borracha e plástico do seu carro, assim como os faróis e lanternas, pois pode causar manchas permanentes.

Driblando a ferrugem

Todos nós sabemos que vivemos em um país tropical, onde a umidade é bastante alta. Assim, a proteção contra ferrugem do seu carro pode garantir a longevidade de sua pintura. Além disso, se você estiver nas áreas próximas ao mar, isso é necessário, pois há uma alta concentração de sal no ar.

Você também pode usar o composto à prova de ferrugem na parte inferior do seu carro para proteção adicional contra elementos corrosivos, comumente encontrados em estradas e praias.

Cuidado com as manchas

As manchas podem parecer inofensivas, especialmente em pequenas quantidades. No entanto, não importa quão grandes ou pequenos elas sejam, pois podem arruinar permanentemente a pintura se não forem removidas imediatamente. Insetos, combustível derramado, excrementos de pássaros, impressões digitais e cinzas são apenas algumas das manchas com as quais você deve se preocupar.

Se precisar adquirir as melhores opções para cuidar bem do seu veículo, conte com as lojas O Baratão. Aqui, você encontra tudo para o seu carro, desde produtos até serviços essenciais, especialmente pensados para garantir o melhor em termos de qualidade, confiança e atendimento em autopeças. 

Entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco e o Whats App, ou procure outra de nossas unidades e encontre O Baratão mais perto de você.

(Visited 7 times, 1 visits today)