Confira cinco dicas sobre como fazer a higienização automotiva

Em tempos de pandemia, a higienização automotiva se tornou ainda mais importante para garantir a sua segurança e a da sua família. Fundamental para eliminar resíduos que se acumulam no interior do veículo, manter uma rotina de higienização correta pode ser fundamental para a sua saúde.  

Com o tempo, os detritos e sujeiras deixados no veículo podem penetrar profundamente nos materiais, aumentando as chances de surgir manchas na carroceria, mau cheiro no interior do carro e até mesmo prejudicar a valorização do veículo na hora da revenda.  

Com isso, além de cuidar da parte externa do veículo, para que ele fique com a pintura bonita e brilhante, é preciso ficar atento à limpeza interna, considerando quais produtos são mais indicados para limpar as diferentes partes do carro e livrá-lo da sujeira e dos riscos de contaminação do coronavírus.  

Confira cinco dicas que vão te ajudar a lavar o carro e manter uma rotina de higienização automotiva correta. Acompanhe a leitura. 

Cinco dicas para a te ajudar na hora de fazer a higienização correta do seu carro

1. Mantenha a periodicidade

Higienizar seu veículo pode ser uma tarefa um tanto demorada, mas que precisa ser feita de forma correta e, principalmente, com periodicidade. Com isso, é necessário manter uma rotina de limpeza constante para garantir a saúde dos materiais e peças do seu veículo, além de manter tudo higienizado.  

Para isso, é preciso ser minucioso e ficar atento à frequência. O ideal é limpar o carro, em média, a cada 15 dias, lembrando que essa constância pode variar conforme as condições climáticas e o nível de sujeira dos veículos.  

Na realidade, o objetivo da higienização automotiva não se resume a deixar o carro com um bom aspecto, mas inclui a importante tarefa de remover o máximo possível de micro-organismos e bactérias que podem prejudicar a sua saúde e a de seus passageiros.  

Além da higienização caseira, os veículos também precisam da chamada limpeza profunda, que é recomendada, pelo menos, 1 vez ao ano. Essa deve ser realizada minuciosamente, considerando as partes internas do veículo e utilizando os equipamentos e produtos corretos.  

Para realizar a limpeza profunda, é ideal procurar prestadores de serviço especializados na higienização correta. Os valores desse tipo de serviço em carros e motos pode ser um pouco mais elevado, mas vale a pena, acredite. 

2. Utilize produtos específicos para cada material

Outro ponto importante na hora de limpar o carro é utilizar os produtos corretos para evitar danificar qualquer parte do veículo. Afinal, cada peça é feita com diferentes materiais, por isso, sua limpeza exige maior atenção aos detalhes. 

A utilização de produtos que contenham agentes químicos pode causar danos a materiais como couro, tecidos e plásticos, o que pode prejudicar itens como os bancos do carro e o cinto, colocando em risco a vida de quem o usa. 

Outro exemplo são os vidros que, quando não são limpos com um produto específico, podem sofrer com embaçamentos e falta de proteção correta contra sujeira, que pode ser poeira ou óleo.  

Encontre produtos especializados para limpeza veicular e Car Care aqui na loja O Baratão 

Para começar, é preciso ter um kit de limpeza automotiva, que pode ser facilmente encontrado em lojas especializadas, como O Baratão Autopeças.  Normalmente, esse kit inclui itens básicos, tais como: 

  • shampoo específico para limpar os pneus; 
  • shampoo para lavagem da carroceria e partes plásticas exteriores; 
  • cera para polimento; 
  • limpa-vidros; 
  • produto de limpeza à base de silicone. 

Você vai precisar também de alguns outros  itens, como água, sabão neutro (ou detergente), um aspirador de pó, esponjas e panos de flanela. Além disso, pode-se adquirir outros produtos para deixar a limpeza ainda mais eficaz, por exemplo: 

  • luva de lavagem automotiva: para evitar riscos e arranhões na lataria; 
  • espuma multiúso: para limpeza a seco de algumas superfícies do veículo, como bancos e estofamentos; 
  • pretinho: para evitar o ressecamento da borracha dos pneus; 
  • hidratante de couro: para carros com partes em couro; 
  • silicone para painel: para proteger o painel e evitar o ressecamento. 

3. Atente-se ao ar-condicionado

Nem todos os motoristas sabem da verdadeira importância da higienização do ar-condicionado automotivo e acabam por deixar a limpeza dessa parte do carro esquecida. Esse comportamento pode comprometer a segurança e até mesmo render gastos imprevistos com manutenções e consertos.  

Se o seu ar-condicionado não estiver com os filtros devidamente limpos, o aparelho vai demandar muito mais energia para continuar funcionando, o que pode causar um impacto direto no seu gasto de gasolina. 

Ao limpar devidamente os filtros do ar-condicionado, o motorista pode diminuir em até 10% o consumo de combustível. Além disso, o item pode acumular diversos detritos, como fungos, bactérias e pó, que podem passar a circular no interior do veículo e colocar sua saúde em risco.  

Quanto mais tempo sem a higienização correta no ar-condicionado, maior a circulação de partículas que podem desencadear doenças respiratórias, como alergias, rinite e outras. Além disso, é preciso ficar atento à possibilidade de contaminação com o coronavírus.  

Cuidado redobrado com materiais especiais e locais complexos

Os carros possuem muitas superfícies fabricadas com materiais especiais. Por isso, é necessário um cuidado específico na hora de lavar o automóvel. Por exemplo: os painéis dos veículos ficam constantemente expostos ao sol e ao acúmulo de sujeira, sendo assim, é preciso fazer uma limpeza minuciosa na área, incluindo o porta-luvas e os porta-objetos.  

Como são muito visíveis, é fácil identificar a presença de poeira e sujeira  no painel. Mesmo assim, as pequenas peças, curvas e reentrâncias dele ficam mais difíceis de ver, o que torna fundamental uma limpeza mais detalhada para que eles fiquem tão limpos quanto a lataria. 

Outro exemplo de materiais especiais são os acabamentos em black piano. Neste caso, é recomendado a aplicação de cera automotiva, do mesmo tipo utilizado na carroceria. A substância vai proteger as peças, pois o black piano arranha com facilidade. 

Não se esqueça também de higienizar os cintos de segurança, que são partes fundamentais para a segurança dos motoristas e passageiros. Como estão em contato direto com o corpo, eles podem absorver o suor e a umidade do ar, o que ajuda a proliferar fungos e bactérias.  

Lembrando que, além de limpá-los com cuidado e atenção, também é importante mantê-lo esticado até que fique seco por completo. 

Agora que você compreendeu a importância da higienização correta do seu automóvel, saiba que O Baratão Auto Peças é o lugar ideal para encontrar produtos de limpeza especiais e adequados para cada tipo de material, incluindo plásticos, estofados, metais, borrachas, carpetes e muito mais. Aqui, você garante as melhores opções e recursos para o seu veículo.  

Fale com a gente através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco e WhatsApp, ou encontre O Baratão mais perto de você e aproveite todas as vantagens de adquirir seus produtos com confiança e segurança.  

(Visited 14 times, 1 visits today)