Cinco fatos sobre o farol de milha para você saber

Imagine a seguinte situação: você está ao volante em uma estrada escura e poeirenta. Na verdade, não só está escuro, como também há nevoeiro — e, embora você seja um motorista experiente, a última coisa que você quer é lutar com a visibilidade no caminho para casa. O que você faz?

Bem, se você tem faróis de milha, obviamente você os aciona e garante um trajeto mais seguro para casa. Quando os faróis de milha são acionados, eles ajudam a facilitar a condução em situações de baixa visibilidade, principalmente pela luz forte que emanam com o objetivo de iluminar a estrada para que você possa ver exatamente o que está à sua frente.

Na realidade, o farol de milha é um recurso opcional e, por isso, nem sempre está presente em todos os veículos. De modo geral, sua função é complementar o sistema de iluminação e, por ser uma luz muito forte e bem direcionada, ela alcança uma longa distância e contribui para a iluminação do seu caminho — muito mais que o farol alto, aliás.

Atualmente essa peça é considerada como um complemento do farol alto e é ideal para quem trafega constantemente em estradas de chão ou percursos com pouca iluminação.

Quer saber mais sobre os faróis de milha e compreender quando e como eles devem ser utilizados para maximizar a sua segurança ao volante? Então, confira cinco fatos sobre o farol de milha e fique por dentro de todos os detalhes desse importante item veicular. Confira.

Fato 1: farol de milha é diferente de farol de neblina

Comumente confundidos com os faróis de milha, os faróis de neblina são luzes auxiliares menores, localizadas sob o para-choque, responsáveis por iluminar a estrada imediatamente próxima ao carro. Ao contrário dos faróis de milha, seu poder de iluminação é restrito, por isso, seu uso é mais comum em situações de baixa visibilidade do chão.

Embora os faróis de neblina sejam extremamente importantes para uma condução segura em condições de neblina, eles não ampliam a visibilidade do trajeto como os faróis de milha, justamente por serem pequenos e iluminarem uma área menor da estrada.

Fato 2: você não pode utilizar seus faróis de milha indiscriminadamente

Como as luzes de milha são fortes e voltadas para frente, não há utilidade para elas a menos que a visibilidade seja um problema. Seu uso só é necessário quando está realmente muito escuro ou quando o tempo está tão ruim que fica impossível ver a estrada à sua frente.

Como o próprio nome já diz, os faróis de milha devem ser utilizados para proporcionar uma iluminação muito mais ampla do que o farol convencional — ou seja, milhas à frente. Ele é capaz de iluminar de cinco a dez metros à frente do veículo, por isso, é ideal para quem dirige por estradas à noite, assim como para aqueles que trafegam por locais que não possuem nenhum tipo de iluminação além da provida pelos próprios automóveis.

De acordo com o artigo 224, do Capítulo XV — Das Infrações do Código de Trânsito Brasileiro, é proibido utilizar o facho de luz alta dos faróis em vias providas de iluminação pública. Apesar deste ser um mau hábito de muitos motoristas, o uso dos faróis de milha não pode ser indiscriminado, pois consiste em infração leve e exige aplicação de multa.

Fato 3: nem todos os carros vêm com faróis de milha instalados

Como já citamos, os faróis de milha são recursos opcionais que podem ser instalados posteriormente em praticamente todos os veículos. Dessa forma, alguns modelos não saem de fábrica com faróis de milha instalados, o que, na verdade, não costuma ser um grande problema.

Em todo caso, a instalação dos faróis de milha em veículos que não saem com ele de fábrica é permitida e pode ser realizada em lojas de serviço automotivo ou assistências técnicas autorizadas. Seu acionamento geralmente pode ser feito por um interruptor separado dos controles principais das luzes — alguns carros já possuem botões para ativá-los em seu painel.

Fato 4: os faróis de milha precisam ser limpos corretamente

Como todas as outras luzes do seu carro, o farol de milha também precisa estar sempre limpo e bem-cuidado. Para fazer uma limpeza e higienização mais profissional, primeiro reúna o essencial: algumas luvas de borracha, toalhas de microfibra, um balde de água, cera de carro, polidor e limpador especiais.

Comece borrifando as luzes, deixe descansar por um momento e depois limpe tudo com uma toalha de microfibra. Passe um pouco de cera específica ou polimento para lanternas, movendo a toalha em círculos para evitar riscos. Lembre-se sempre de limpar o excesso e, por fim, use mais uma toalha de microfibra para aplicar uma camada de cera. Isso criará uma camada protetora para ajudar a evitar o acúmulo de sujeira no futuro.

Fato 5: se você não está tendo boa visibilidade mesmo com os faróis ligados, talvez deva verificar o alinhamento

Se seus faróis estiverem limpos, mas você ainda notar que está tendo dificuldade em enxergar à noite, provavelmente o culpado pode ser o alinhamento das luzes.

Essa é uma dica geral que serve para todo o sistema de iluminação do veículo. De modo prático, você sempre deve verificar o alinhamento dos faróis, seja o de milha, o farol alto ou os faróis de neblina. Procure uma assistência autorizada ou seu mecânico de confiança para garantir que tudo saia como o planejado.

Bônus: substituir as luzes também é essencial

Se os faróis estiverem limpos e alinhados corretamente e você ainda estiver tendo problemas, há outras coisas para solucionar. Você sempre pode substituir as lâmpadas seguindo a recomendação do fabricante.

Apesar da necessidade de economizar, recomendamos a substituição de todas as lâmpadas ao mesmo tempo, afinal, se uma lâmpada se apagar, é muito provável que a outra esteja prestes a se apagar também. Além disso, os fornecedores de peças fizeram avanços na tecnologia de iluminação, por isso, se você possui um carro mais antigo, pode encontrar lâmpadas muito mais eficazes do que as que vieram originalmente com o veículo.

Nas lojas O Baratão, você encontra tudo para o seu carro, de autopeças a recursos essenciais, garantindo sempre as melhores opções e a melhor qualidade.

Entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco e o WhatsApp, ou encontre uma de nossas lojas O Baratão mais perto de você.

(Visited 154 times, 1 visits today)