Quais são os tipos de radiador que existem em um carro?

Você provavelmente sabe o que é radiador, mas você sabia que existem diferentes tipos de radiadores no seu veículo? 

Pois é, “radiador” é o nome dado para equipamentos que realizam a troca de calor entre o ar e alguma outra substância, geralmente líquidos, presentes em um sistema fechado.  

De modo geral, esse equipamento possui um núcleo com diversos canais, ligados por tubos ou em formato de colmeia, que possibilitam a passagem do ar entre eles, retirando o calor do líquido.  

Para cada equipamento, existe um formato e composição, que tem relação direta com sua eficácia e funcionalidade. Dessa forma, quanto maior a região de contato do equipamento com o ar, mais rápida será a troca de calor. 

Em outras palavras, os radiadores são utilizados para a troca de calor entre o ar atmosférico e outra substância, comumente chamada de líquido de arrefecimento, e são encontrados em diferentes tipos de equipamentos veiculares que exigem refrigeração. 

De modo geral, para que o funcionamento dos radiadores ocorra da melhor forma, eles precisam trabalhar com três funções:  

  • Entrada de ar; 
  • Resfriamento do sistema; 
  • Saída do ar quente. 

Desse modo, através da combinação de líquido e ar, é possível que haja a liberação de calor gerado pela queima de combustível, dependendo da utilização da peça nos sistemas internos do veículo.  

Quer saber mais sobre essas peças tão importantes do seu veículo? Então acompanhe o nosso artigo e saiba como funcionam os diferentes tipos de radiadores que existem no seu carro. Confira. 

Tipos de radiador

Radiador do arrefecimento do motor

O radiador de arrefecimento, normalmente chamado de radiador do motor, é um equipamento interligado com o motor do seu veículo, por meio de cabos. Sua função é refrigerar o motor do carro, normalmente utilizando água e líquido de arrefecimento que une diferentes aditivos (composto por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo) para trazer ainda mais funcionalidade, limpeza e proteção ao sistema.  

Ele é encontrado na parte frontal do veículo e tem como função realizar a troca de calor entre o motor e o ar frio de fora do carro. Com o auxílio do líquido de arrefecimento, os aditivos não deixam que a água ferva nem congele, auxiliando na manutenção da temperatura adequada. 

Dentro do sistema de arrefecimento do motor, quem libera o fluxo do líquido pelas mangueiras para esse processo é a válvula termostática. Ela deixa o fluido passar quando o motor alcança certa temperatura, bloqueando a passagem do líquido no momento em que ele esfria.  

Todo esse processo é facilitado pela ventoinha, utilizada com o mesmo princípio de um ventilador, que ajuda a retirar calor do motor para impedir que ele superaqueça. 

Com isso, é possível afirmar que o radiador do motor é uma das peças fundamentais para o funcionamento do seu veículo. Isso porque, caso o radiador pare de funcionar, o veículo corre o risco de superaquecer, o que pode causar problemas ainda maiores, que pesam no bolso do proprietário. 

Radiador do ar quente ou aquecedor do carro

Também conhecido como heater, o radiador do ar quente está associado à função de aquecimento da cabine do veículo, proporcionando mais conforto aos passageiros e ao motorista do carro.  

Neste item, também é comumente utilizado o líquido de arrefecimento do próprio automóvel (já que ele se encontra em uma temperatura mais elevada), que serve como uma verdadeira fonte de energia para fins de aquecimento interno da cabine.  

De modo geral, a peça facilita que parte do calor produzido pelo motor seja canalizado para a cabine através do radiador de aquecimento. 

Esse equipamento geralmente fica localizado dentro do conjunto de ventilação da cabine, mais especificamente, na caixa do ar-condicionado, e é acionado quando o sistema de aquecimento da cabine é ativado.  

O radiador de aquecimento promove a troca do calor entre ar/água (ou líquido de arrefecimento), promovendo um aumento da temperatura do habitáculo e ajudando a desembaçar e remover o gelo do para-brisas e demais vidros do veículo.  

Radiador de climatização

Localizado dentro do painel do automóvel, o radiador de climatização é utilizado para arrefecer a temperatura do ar, funcionando dentro do sistema de ar-condicionado para resfriar o ambiente interno da cabine.  

Radiador de óleo

O radiador de óleo é utilizado para auxiliar na refrigeração do óleo lubrificante que vai para o motor. Ele é o responsável por “nutrir” o motor com óleo em uma temperatura adequada, ideal para que ele funcione plenamente.  

De modo geral, o óleo não tem a função de apenas lubrificar o motor, já que ele também acaba servindo como fluido de arrefecimento para peças diferentes, como árvores de cames, hastes e pistões e mancais. 

Todo esse processo de lubrificação e circulação do óleo tem como objetivo principal fazer o motor funcionar melhor, porém ainda é muito comum encontrar carros brasileiros que não têm essa peça instalada de fábrica. 

No caso das motocicletas, o radiador do óleo também é utilizado para facilitar a refrigeração do ar, quando necessário de acordo com o modelo. Seu funcionamento é semelhante ao do radiador de água do motor. A diferença é que este serve para arrefecer o óleo do cárter quando ele se encontra em uma temperatura mais elevada. 

Lembrando que, em alguns casos, também existe o radiador para óleo de transmissões automáticas e sistemas hidráulicos. Diferentes dos radiadores de água, sua função é observar a diferença de viscosidade dos fluidos e pressão do sistema em que opera. 

Seja qual for sua necessidade, conte com O Baratão para garantir o melhor em termos de radiadores para o seu carro. Consulte uma de nossas unidades e tenha sempre o melhor em qualidade, confiança e atendimento em autopeças.  

Entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco ou WhatsApp, ou encontre O Baratão mais perto de você

(Visited 358 times, 2 visits today)