GNV: conheça este combustível e os cuidados antes de aderir

Nos últimos meses, o aumento nos preços dos combustíveis nas bombas, como gasolina e etanol, motivou uma busca crescente de motoristas para a instalação do famoso kit gás, o gás natural veicular – GNV –, em seus veículos.

Segundo o Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), antigo Denatran, em 2021 a adesão ao GNV cresceu 88% em todo o Brasil. De acordo com vários levantamentos realizados pelos departamentos estaduais de trânsito, o aumento representa cerca de 102% em São Paulo, 70% no Rio de Janeiro, 108% em Pernambuco e 33% em Salvador.

Motivada pela crescente busca dos motoristas em economizar, o aumento das conversões dos veículos para utilizar gás natural também motivou muitas perguntas a respeito do funcionamento, origem, impacto e custo do uso desse combustível.

Se você também quer saber mais sobre o GNV e conhecer todos os detalhes sobre a funcionalidade do kit gás, acompanhe nosso artigo e tire suas dúvidas sobre o tema. Confira.

O que é o GNV?

O GNV, também conhecido como gás natural comprimido, é uma alternativa de combustível considerada mais ecológica e econômica do que a gasolina e o etanol. Feito pela compressão do gás natural em menos de 1% do seu volume, o combustível GNV é uma mistura gasosa e inodora de hidrocarbonetos, composta predominantemente de metano (CH4).

Ele é considerado uma alternativa segura aos combustíveis fósseis, não é tóxico e é conhecido por ser muito mais ecológico. Esse gás natural é o mesmo utilizado em sistemas residenciais de aquecimento e, por seu preço mais baixo, tem se tornado cada vez mais popular em veículos comerciais e particulares.

Embora o gás natural seja um combustível alternativo comprovado e confiável que tem sido usado há muito tempo para alimentar veículos, sua frota ainda é bem menor quando comparada aos veículos movidos a etanol, gasolina e diesel.

Além de pesar menos no bolso, o GNV também contribui para a redução das emissões de gases poluentes na atmosfera. De acordo com um estudo publicado na revista Atmospheric Environment, os veículos movidos a gás natural produzem entre 70% e 85% menos poluentes que a gasolina e o diesel, além de promover uma redução de 10% na emissão de gases de efeito estufa em comparação com veículos de grande porte.

Com isso, o uso do GNV é considerado benéfico para o meio ambiente, principalmente por conta de suas emissões reduzidas e por ser, atualmente, um dos combustíveis de queima mais limpos disponíveis no mercado.

De modo geral, o uso de GNV reduz as emissões de monóxido de carbono e, em termos de redução da poluição, sua utilização também ajuda a reduzir pequenas partículas de fuligem que podem agravar a asma e outras condições respiratórias.

Outra vantagem do uso do GNV é a redução do ruído. De acordo com pesquisas internacionais, os veículos movidos a gás natural podem reduzir o ruído em até 50% em comparação com os veículos a diesel, por exemplo.

Como o GNV funciona no seu carro

Os veículos movidos a gás natural operam de maneira muito semelhante aos veículos movidos a gasolina, com motores de combustão interna com ignição por faísca.

De modo simplificado, o motor funciona da mesma forma que um motor a gasolina, porém o gás natural é armazenado em um tanque ou cilindro de combustível que, normalmente, é instalado na parte traseira do veículo.

O sistema de combustível GNV transfere gás de alta pressão do tanque de combustível através das linhas de combustível, em que um regulador de pressão a reduz a um nível compatível com o sistema de injeção de combustível do motor.

Assim, o combustível é introduzido no coletor de admissão ou câmara de combustão, onde é misturado com ar e depois comprimido e inflamado por uma vela de ignição, ou seja, o gás produz a potência do motor ao ser misturado com ar quando o GNV chega à câmara de combustão e é aceso por uma faísca que gera a energia da explosão que movimenta o veículo.

O GNV é comprimido de forma que combustível suficiente possa ser armazenado em seu veículo para aumentar a autonomia, bem como reduzir a necessidade de visitas constantes aos postos de abastecimento.

Para usar o GNV em seu carro, você precisa ter um veículo convertido para utilização do gás natural. A boa notícia é que essa conversão pode ser realizada em veículos movidos a gasolina, etanol e diesel, mas exige que o motorista procure uma empresa certificada para realizar a instalação e conversão total do veículo para funcionar à base de GNV.

Cuidados que o uso do GNV exigem

Mesmo com muitas vantagens, o uso do gás natural veicular exige alguns cuidados importantes. Confira os principais.

Cuidado com vazamento de gás

Se houver um cheiro forte vindo do veículo, isso pode ser um sinal de que há vazamento. Embora o gás natural não tenha nenhum cheiro inerente, os fabricantes comumente adicionam odorantes para facilitar a detecção rápida de um vazamento de gás.

Se você suspeitar de um escape, desligue a válvula de fechamento manual do carro e leve-o para uma inspeção imediatamente.

Desligue o motor antes de reabastecer

É preciso garantir a sua segurança ao abastecer seu cilindro de GNV. Antes de deixar que o abastecimento do tanque de combustível comece, certifique-se de que o motor do carro esteja desligado. Isso pode reduzir a chance de incêndio ou quaisquer contratempos.

Fique atento à validade

Todos os cilindros de GNV mostram a data de validade na etiqueta do tanque de armazenamento. Na maioria dos casos, você pode usar um tanque de GNV por 15 a 20 anos, desde que o cilindro seja bem conservado e inspecionado periodicamente.

É importante lembrar que o cilindro precisa ser requalificado a cada cinco anos. Além disso, sempre que for necessário, opte por substituir seu tanque de GNV em um bom centro de serviço, em que eles removem o combustível e depois descartam o tanque da maneira adequada.

Olho aberto com o filtro de combustível

O filtro de combustível garante que o GNV esteja livre de qualquer tipo de impureza. Você deve criar o hábito de examinar o filtro de combustível e substituir de acordo com as indicações do fabricante.

De modo geral, na maioria dos carros, você precisaria de um novo filtro de combustível a cada ano. Fique atento.

Redobre os cuidados com os itens fundamentais

Você precisa se atentar aos sinais que o veículo fornece e proporcionar inspeções regulares, de preferência uma vez por ano. Tudo deve estar em bom estado para garantir o bom funcionamento. Por isso, fique sempre atento a:

  • Válvulas;
  • Velas;
  • Mangueiras;
  • Cilindros.

Manutenção preventiva é essencial

Um carro movido a GNV deve ser inspecionado em intervalos regulares para manter os componentes em boas condições. A parte elétrica do carro também é muito importante e os fios enferrujados/velhos podem causar curtos-circuitos, o que pode gerar um incêndio.

Você também deve fazer a manutenção do kit pelo menos uma vez a cada cinco anos em um centro de serviço autorizado. O desgaste regular pode afetar o cilindro e as linhas de combustível – e é melhor substituí-los se estiverem com defeito.

Confira mais informações e dicas sobre o GNV no nosso quadro Palavra do Consultor, com o especialista Gilson Dantas. Clique aqui.

Fonte da imagem de capa: Site da Assembléia Legislativa do Espírito Santo

(Visited 9 times, 1 visits today)