Manutenção do carro: cinco reparos fáceis que você mesmo pode fazer

Quando falamos de manutenção do carro, existem muitos reparos que podem ser um grande dreno em sua conta bancária. De problemas de motor ou bateria, até pane nos sistemas elétricos, há muitas questões que precisam realmente do auxílio de um profissional especializado para dar conta do recado – o que pode custar bem caro.  

Independente do problema, quando o seu carro começa a fazer um barulho estranho, acender luzes sem o seu acionamento ou “engasgar” ao dar a partida, a preocupação é certa. Além disso, o problema é que nunca se sabe se é algo simples, que você pode consertar sozinho, ou se precisará colocar a mão no bolso e confiar seu precioso veículo a um mecânico de confiança para colocar o seu carro de volta à estrada.  

Na verdade, o que nem todo mundo te conta é que existem muitos serviços de manutenção, como pequenos amassados ​​e arranhões, troca de filtros e lubrificantes e até mesmo substituição de pneus com segurança que não são realmente tão difíceis de executar.  

Com isso, se você souber exatamente o que fazer, entender bem quais peças precisa repor e ainda investir em um bom kit básico de ferramentas, além, é claro, de um pouquinho de conhecimento e disposição, muitos reparos podem ser feitos sem visitar um mecânico – o que ainda te ajuda a economizar algum dinheiro e, quem sabe, descobrir um novo hobby bem bacana.  

Acompanhe uma lista de cinco manutenções de carro fáceis de executar e comece a desenvolver seus dotes mecânicos agora mesmo. Confira. 

1. Substituir o filtro de ar 

Você pode pagar um mecânico para realizar a troca do seu filtro de ar-condicionado, mas essa tarefa é tão simples que realmente você pode fazer de forma rápida e com tranquilidade.  

Essa substituição é muito importante, afinal, além de manter o ar que circula na parte interna do veículo sempre saudável e limpo, a substituição do filtro também te ajuda a economizar combustível e diminuir suas viagens para abastecer.  

Primeiro você deve encontrar o filtro sob o capô do seu carro e verificar no manual do proprietário se você não conseguir vê-lo assim que abrir o capô. No manual, você encontra todos os detalhes sobre o seu veículo, incluindo onde exatamente ele está localizado e como acessá-lo com segurança.  

Em seguida, verifique e anote como o filtro de ar se encaixa e para que lado o filtro está voltado, garantindo que o encaixe seja preciso quando colocar o novo no lugar. Agora é só remover o filtro de ar antigo e inserir o novo exatamente como o anterior estava. 

2. Troque um pneu

Ok! Muitos proprietários de veículos sabem bem como trocar um pneu, mas essa atividade ainda pode parecer bem complexa para alguns motoristas, o que faz de um pneu furado um verdadeiro desastre.  

Na verdade, pneus furados podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento, por isso, saber trocá-los é uma grande habilidade para aprender o quanto antes, afinal, ser capaz de fazer isso sozinho não lhe custará nada (além do custo de um pneu novo para substituir o estepe!).  

Além disso, se você estiver em uma posição em que não pode esperar por um mecânico, assistência técnica ou guincho, pode ser mais complicado obter ajuda. Portanto, saber como substituir um pneu furado pode ser crucial. 

Para começar, acione as luzes de advertência do seu carro para avisar os outros motoristas e coloque o triângulo na estrada a pelo menos 45 metros do seu carro. Em seguida, verifique no manual do proprietário onde posicionar o macaco e a chave de roda corretamente em seu veículo. 

Antes de levantar o carro, você precisa soltar as porcas ou parafusos da roda. Faça isso quando o automóvel estiver no chão porque, quando ele for levantado, a roda vai girar, dificultando muito o trabalho. Encontre a chave de roda do seu veículo, conecte-a à porca ou ao parafuso e gire. Não remova totalmente ainda.  

Em seguida, deslize o macaco sob o carro para onde está a posição designada e enrole lentamente o macaco, verificando se ele está firme na posição, e não deixe-o escorregar. Você pode parar quando a roda furada estiver a uns 10 centímetros do chão.  

Certifique-se de não colocar nenhuma parte do seu corpo sob o carro em nenhum momento. Um macaco é apenas um dispositivo de elevação e não pode ser confiável para segurar seu carro com segurança.  

Agora você pode tirar as porcas da roda completamente. Em seguida, deslize a roda para fora do local, assim como o pneu. Tenha cuidado com isso, pois será mais pesado do que você pensa. 

O próximo passo é colocar o pneu sobressalente no lugar e apertar as porcas da roda até que estejam bem firmes. Mexa a roda muito suavemente para acomodá-la no lugar e tente apertar as porcas um pouco mais, mas não as aperte totalmente ainda. Em seguida, enrole cuidadosamente o macaco para baixo até que o peso do veículo esteja totalmente apoiado no pneu. Quando terminar, você pode remover o macaco.  

Com o carro no chão, aperte as porcas da roda usando a chave de roda e deixe tudo o mais apertado que puder com a mão e, em seguida, use o pé para empurrar a chave da roda ainda mais. 

Ah, não se esqueça de sempre manter seu pneu sobressalente em boas condições. Assim que chegar ao destino, substitua por um pneu novo – já que é apenas para uso temporário.  

3. Calibre os pneus

É fácil verificar a pressão dos pneus do seu veículo e você pode fazer isso em casa em apenas alguns minutos. O primeiro passo é encontrar a classificação de pressão correta para o seu veículo no manual do proprietário. Em seguida, para testar a pressão corretamente, você precisa de um medidor de pressão – que é vendido em qualquer boa loja auto. 

Retire a tampa de proteção da válvula, fixe no manômetro e anote o resultado. Se o seu pneu precisar de ar extra, você deve enchê-lo usando uma bomba de ar comumente encontrada em postos de gasolina. Se o pneu estiver inflado demais de acordo com o gráfico de pressão, você pode permitir que o ar escape enquanto a tampa de proteção estiver removida. 

Quando os pneus estiverem na pressão certa, retire o tubo de ar, certifique-se de que não há sujeira na válvula e reconecte a tampa no lugar correto.  

4. Verifique e reabasteça todos os níveis de fluid

Você não precisa ter um mecânico para verificar todos os fluidos do seu veículo, afinal, você pode conferir e reabastecer de forma simples e mantendo a atenção constante para observar quando qualquer um deles estiver muito baixo. 

Aqui estão os fluidos que devem ser verificados regularmente: 

  • Óleo do motor; 
  • Líquido de arrefecimento do motor; 
  • Fluido de direção hidráulica; 
  • Fluido de freio; 
  • Líquido do lavador do para-brisa.

Além disso, é uma boa ideia tomar nota de quaisquer níveis de fluidos baixos. Após completar, verifique-os novamente em um mês e, se eles estiverem baixos novamente, você pode querer analisar a possibilidade de um vazamento lento. 

5. Substitua as palhetas do limpador de para-brisa 

Uma das coisas mais fáceis que você pode fazer é substituir as palhetas do limpador de para-brisa do seu carro. Quando a borracha começa a se decompor, seja pelo tempo, seja pelo desgaste excessivo, é recomendado substituí-las.  

Segundo os fabricantes, é preciso trocar as palhetas do limpador uma ou duas vezes por ano, dependendo do clima extremo. Além disso, a troca das palhetas do limpador varia de marca para marca, mas todas elas têm um mecanismo de fecho simples com uma trava deslizante ou um botão para liberar.  

Certifique-se de comprar as palhetas de comprimento corretas para o seu carro – algumas exigem dois tamanhos diferentes ou podem exigir um limpador traseiro também. O manual do seu carro terá mais informações sobre como o mecanismo funciona. 

Nas lojas O Baratão, você encontra tudo para o seu veículo, assegurando as melhores opções e a melhor qualidade em peças de reposição e manutenção regular, contando sempre com as melhores marcas, o menor preço e o melhor atendimento de vendedores autorizados e especializados.    

Entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco e o WhatsApp, ou vá a uma de nossas unidades O Baratão mais perto de você

(Visited 74 times, 1 visits today)