Sonda lambda: o que é e o que faz esse componente?

A sonda lambda, também chamada de sensor lambda, sensor de oxigênio e sensor EGO, é uma pequena sonda localizada no escapamento do carro, entre o coletor de escapamento e o catalisador.  

Sua função principal é enviar um sinal elétrico à injeção eletrônica do automóvel para indicar a presença de oxigênio nos gases de escape, ajudando assim a manter o controle da quantidade de combustível enviada para o motor. 

Em termos simples, a sonda lambda mede a quantidade de oxigênio em seus gases de escape para garantir que seu motor esteja queimando combustível corretamente.  

Desenvolvido pela Volvo nos anos 70, os sensores lambda foram introduzidos em 1977 para melhorar a eficiência dos motores dos automóveis, em que ajudam a reduzir o número de emissões nocivas no meio ambiente, principalmente gases como monóxido de carbono e poluentes.  

Se você possui um carro mais novo, ele provavelmente está equipado com dois sensores lambda. Nesse caso, o segundo sensor estará localizado logo atrás do conversor catalítico, pois, quando seu carro queima gasolina ou diesel, ele o mistura com ar para fornecer a operação mais eficiente do seu motor. 

Se você quer saber mais sobre a sonda lambda, então acompanhe nosso artigo e descubra qual a funcionalidade desse dispositivo importante. Abaixo, vamos mergulhar um pouco mais no assunto e saber como as sondas lambdas funcionam e qual sua finalidade dentro dos veículos. Acompanhe. 

O que é sonda lambda e para que serve esse dispositivo?

Também conhecida como sensor de oxigênio, a sonda lambda está localizada no escapamento do veículo e sua principal função é analisar a quantidade de oxigênio presente nos gases liberados pelo motor. 

De forma simplificada, a função da sonda lambda é ajustar a quantidade de combustível que é enviada aos cilindros do motor, otimizando a mistura de ar e combustível, o que, por sua vez, fará com que o motor funcione corretamente.  

Na realidade, a sonda lambda também afeta, e muito, a taxa de emissões de gases nocivos, garantindo que o conversor catalítico esteja funcionando corretamente. Com isso, o sensor garante que seu carro esteja em conformidade com os regulamentos sobre poluição e emissões de CO2. 

De modo geral, motores de combustão interna só podem funcionar se houver oxigênio, combustível e calor. Como a combustão ou queima é uma reação exotérmica, ou seja, ocorre de dentro para fora, sem estes elementos não é possível obter a explosão interna necessária para o seu funcionamento. 

Neste sentido, o grande desafio é conseguir o equilíbrio entre combustível e oxigênio, e é aqui que a sonda desdobra sua função de apresentar quanto oxigênio não queimado há no escapamento, resultante da combustão do motor.  

Como a sonda funciona?

Como o sensor lambda é colocado após o coletor de escape, logo antes do catalisador, ele pode medir a quantidade de ar e combustível nos hidrocarbonetos não queimados após a combustão. 

Dessa forma, a central da injeção eletrônica do veículo, que controla algumas funcionalidades do motor, receberá os dados corretos sobre as emissões e liberará a quantidade exata de gás necessária.  

Com isso, se a mistura for pobre (mais oxigênio) ou rica (menos oxigênio), o sensor envia um sinal elétrico para a central da injeção eletrônica. Com base nas informações recebidas do sensor, o dispositivo regulará a mistura de combustível, injetando mais ou menos combustível na câmara de combustão, para que você tenha melhor desempenho do motor, economia de combustível e menores emissões de gases poluentes.  

Quando falamos de carros flex, a sonda lambda tem ainda outro papel fundamental: o de identificar qual combustível está sendo utilizado. Isso acontece porque é justamente com base no oxigênio presente no escapamento que o componente reconhece se o motor está consumindo combustível “x” ou “y”, como gasolina, etanol ou a mistura de ambos. 

Como saber se meu sensor lambda está com defeito?

Infelizmente, se o sensor lambda estiver com defeito, nenhum dado será enviado para a central da injeção eletrônica do veículo. Isso provavelmente aumentará o consumo de combustível e, conjuntamente, aumentará as emissões de poluentes. 

Na verdade, devido à natureza de sua operação e sua posição em um ambiente extremamente quente e sujo, seu sensor lambda se desgastará com o tempo. Afinal, várias coisas podem afetar a vida útil dos sensores, mesmo que elas normalmente devam ser checadas a cada 30 mil quilômetros. 

Falando dos sensores modernos, sabemos que eles são equipados com um elemento de aquecimento, retirando grande parte da pressão do sensor. Esses sensores mais novos têm uma vida útil muito maior, mas ainda é recomendado que você verifique sua funcionalidade de acordo com as indicações do fabricante no manual do proprietário.  

Mesmo assim, caso o sensor esteja realmente com problema, alguns sinais podem ser percebidos no seu veículo. Fique atento a eles: 

  • A luz de advertência do motor aparece no painel; 
  • O carro sacode ao dar partida; 
  • O desempenho do motor é ruim; 
  • O consumo de combustível é excepcionalmente alto; 
  • Baixa potência do motor durante a aceleração; 
  • Aumento na emissão de gases tóxicos.  

Agora que você já sabe mais sobre o sensor lambda e sua funcionalidade, que tal garantir o melhor para o seu veículo? Nas lojas O Baratão, você encontra tudo para o seu carro, de autopeças a acessórios essenciais, assegurando as melhores opções e a melhor qualidade.  

Entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco e o WhatsApp, ou procure uma de nossas unidades O Baratão mais perto de você

(Visited 1.682 times, 1 visits today)