Ar-condicionado automotivo: principais componentes e cuidados

Como proprietário de um carro no Brasil, você com certeza entende a importância de um bom sistema de ar-condicionado no seu carro. Afinal, é ele que permite resfriar o ar interno do veículo em dias mais quentes, proporcionando um ambiente mais fresco para os ocupantes e facilitando nossa vida durante o verão.

Como o ar-condicionado se tornou um recurso padrão para os fabricantes, atualmente quase todos os carros recém-produzidos já saem da fábrica com eles. Claro, esse é um recurso que a maioria dos proprietários de carros espera, mas o quanto você sabe sobre o funcionamento desse sistema tão fundamental?

Na realidade, o sistema de ar-condicionado funciona como uma orquestra, com muitas partes diferentes trabalhando juntas em sinfonia para alcançar o resultado desejado e fazer com que o ar frio ou quente seja distribuído pelo ambiente.

Quando tudo está funcionando bem, você nem percebe que existem vários componentes trabalhando para fazer com que seu equipamento funcione sem problemas dentro do seu próprio veículo. No entanto, quando você se aprofundar, encontrará um labirinto interconectado de componentes específicos, indispensáveis para que seu aparelho trabalhe de forma funcional.

Na realidade, existem vários tipos de sistemas de ar-condicionado automotivo: sistemas de tubos de orifício e sistemas de válvulas de expansão são os mais comuns, mas você também pode encontrar combinações dos dois. De qualquer forma, para entender como funciona, você precisa conhecer cada um dos componentes e como eles contribuem para essa operação.

Quer saber mais sobre isso e tirar suas dúvidas sobre o funcionamento e os cuidados ideais para manter seu ar-condicionado sempre em dia? Então acompanhe nosso artigo e conheça tudo sobre esse sistema indispensável para uma direção mais confortável. Confira.

Como funciona o ar-condicionado automotivo e quais os componentes que fazem parte desse sistema

O conceito de ar-condicionado automotivo foi desenvolvido em 1939 pela Packard Motor Company nos Estados Unidos. Ele foi lançado como um complemento extra para os compradores de seus carros. E, embora já façam mais de 70 anos desde sua criação, o ar-condicionado do seu carro ainda funciona com os mesmos princípios básicos desenvolvidos na década de 1930.

Na verdade, esse sistema é composto por uma infinidade de peças, como bobina magnética, caixa d’água, evaporador, chicote elétrico, termostato, compressor, filtro, entre outros. No entanto, existem três partes principais – o compressor, o condensador e o evaporador.

Todos esses elementos trabalham juntos, movendo uma substância chamada fluido refrigerante através de um sistema de circuito fechado de alta pressão/baixa pressão. Esse elemento muda de gás para líquido e de volta para gás, e é uma parte vital do sistema e processo de refrigeração de ar.

Em geral, o compressor é acionado por uma correia acoplada ao motor do carro. É nele que o fluido refrigerante de baixa pressão é comprimido tornando-se gás de alta pressão e alta temperatura, antes de ser bombeado para o condensador.

O condensador, como o próprio nome já diz, condensa esse fluido expulso do compressor em alta pressão e temperatura. De modo simplificado, o fluido sai do compressor em forma gasosa e passa pelo condensador para ser resfriado, onde se tornará líquido. Sendo assim, o condensador funciona como o radiador do seu carro, dissipando o calor, mas também resfriando o fluído refrigerante de alta pressão para que ele se transforme em um líquido em alta pressão.

Neste ponto, o líquido de alta pressão passa por um processo de filtragem e desumidificação no filtro secador para depois ser bombeado para a válvula de expansão térmica. Aqui, o líquido terá sua pressão reduzida drasticamente, pois entra no sistema de looping antes de se mover para a evaporadora localizada no interior do veículo.

Neste ponto, o líquido absorve calor do meio ao redor, ou seja, a evaporadora fica com temperatura baixa e resfria o ar que sai do ventilador da caixa de ar. Durante este processo, um ventilador age sobre a peça resfriada (trocador de calor), soprando ar frio para o interior do veículo.

Depois, o líquido refrigerante entra no compressor mais uma vez e o processo recomeça.

Cuidados com o seu sistema de ar-condicionado automotivo

Faça a limpeza regularmente

Um bom serviço de limpeza de ar-condicionado garantirá que o sistema funcione corretamente e fará com que o ar que circula em seu veículo permaneça fresco e saudável.

É importante limpar os filtros de ar, mas não pare por aí. Em muitos casos, recorrer aos profissionais é uma ótima pedida, afinal, eles possuem os equipamentos e a experiência adequados para realizar a limpeza completa do sistema.

Manutenção regular é uma obrigação

É crucial levar seu carro a um mecânico confiável ou a uma assistência técnica autorizada para fazer a manutenção do seu sistema de ar-condicionado regularmente. Quando você permite que especialistas analisem o que está por baixo do capô, eles podem facilmente identificar problemas relacionados ao sistema e corrigi-los antes que possam causar mais danos a longo prazo.

Nunca adie um conserto

No momento em que você perceber que o ar-condicionado do seu carro não está funcionando corretamente, leve-o imediatamente para o conserto. Não é aconselhável ignorar os primeiros sinais de alerta, pois isso pode afetar os outros componentes do seu veículo, como a fiação, além de prejudicar a qualidade do ar que circula e até impactar negativamente o meio ambiente.

Deixe o ar-condicionado funcionar por cerca de 10 minutos toda semana

Se você não usa seu ar-condicionado com regularidade, deixe o sistema funcionando por 10 minutos toda semana. Isso vai ajudar a manter a pressão do gás em um nível ideal, além de garantir que o compressor funcione corretamente nos dias em que você decidir acioná-lo.

Para fazer isso corretamente, é necessário ligar o sistema na configuração mais fria e na velocidade mais alta do ventilador. Deixe o sistema funcionando por 10 minutos e repita o processo semanalmente.

Mantenha o interior do carro limpo

Poeira, sujeira e outras partículas podem impedir o funcionamento eficiente do ar-condicionado. Por esta razão, os tapetes, painéis e assentos do seu carro devem ser aspirados regularmente.

Estacione longe do sol

Quando você deixa seu carro sob o sol por muito tempo, seu interior pode ficar consideravelmente quente. Como resultado, o ar-condicionado do carro terá que trabalhar duas vezes mais apenas para baixar a temperatura.

É aconselhável estacionar sob uma sombra ou instalar guarda-sóis para evitar esse problema. Claro, além desse benefício, estacionar seu carro longe do sol também protege a pintura e demais componentes internos e externos do veículo.

Nas lojas O Baratão, você encontra tudo para o seu carro, de autopeças a recursos essenciais, garantindo sempre as melhores marcas de produtos e a melhor qualidade.

Entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco e o WhatsApp, ou procure uma de nossas unidades O Baratão mais perto de você.


(Visited 30 times, 1 visits today)