Quais são os tipos de cera automotiva?

Quando o assunto é manter seu carro bonito e bem-cuidado, encerar é uma necessidade absoluta. Aplicar cera automotiva é uma das melhores formas de selar o brilho da tinta, proteger seu veículo da sujeira e dos detritos e, é claro, fazer com que ele fique lindo e pareça novo.

Apesar deste ser um dos passos mais importantes no cuidado com o carro, encerar é uma etapa que as pessoas muitas vezes ignoram. Na verdade, é preciso ter consciência de que a cera não está lá apenas como um truque para tornar seu veículo brilhante, mas também para protegê-lo de danos ambientais.

De modo geral, alguns tipos de cera automotiva podem até cobrir pequenos danos superficiais que seu carro já possui. A prática de utilizar a cera em seu regime de limpeza e higienização pode, inclusive, ajudar com arranhões, desbotamento de cores e corrosão externa.

Se você é novo no mundo das ceras automotivas, provavelmente deve achar difícil escolher a melhor opção para o seu veículo. No mercado automotivo, existem muitos tipos diferentes de ceras, cada uma com suas propriedades únicas, utilidades específicas e benefícios funcionais.

Para descobrir o que funciona melhor para você, analise detalhadamente cada cera e seus benefícios exclusivos com a gente. Acompanhe.

Tipos de cera automotiva

Cera natural de carro

Assim como o nome sugere, a cera natural de carro é feita de ingredientes naturais, mais comumente plantas. A opção mais comum disponível no mercado é feita de folhas de palmeira copernicia cerifera, também conhecida como carnaúba.

Há diferentes graus de cera de carnaúba, bem como muitos produtos à base do material. Ela é bastante popular devido ao alto nível de proteção e brilho admirável que oferece.

Cera sintética

Ao contrário da cera natural, as ceras sintéticas são artificiais – feitas de produtos químicos que podem se unir à tinta. Eles dão brilho e proteção ao seu carro que pode durar até um ano, dependendo das condições climáticas.

Eles geralmente têm um componente de limpeza em sua fórmula, de modo que retiram do seu carro qualquer sujeira residual. Além disso, sua aplicação é menos demorada e com efeito imediato. Todas essas vantagens, combinadas com a acessibilidade, tornam as ceras sintéticas uma excelente escolha para muitos motoristas que limpam e higienizam seus veículos em casa.

Opções de cera automotiva disponíveis no mercado

Cera em pasta

A cera pastosa (ou em pasta) é a forma mais antiga de cera de carro. Ela proporciona ao seu veículo um belo brilho e protege contra a água graças aos óleos naturais. Ainda assim, ela deve ser aplicada com mais frequência.

De modo geral, ceras em pasta têm uma textura mais dura, então sua aplicação pode ser um pouco desafiadora e exigir ferramentas especiais. No entanto, eles oferecem melhor proteção e podem até deixar seu carro com um cheiro agradável.

Cera líquida

A cera líquida tem uma textura mais suave e tem os efeitos mais duradouros devido à adição de polímeros sintéticos. Apesar de muito benéfica, essa opção é um pouco difícil de aplicar e exige alguma técnica, principalmente porque tende a secar rapidamente.

Cera em spray

O diferencial das ceras spray é sua embalagem prática que permite uma aplicação precisa. Isso as torna perfeitas para tratar pontos problemáticos ou dar ao seu carro uma aplicação rápida e simplificada. Além disso, as ceras líquidas são ótimas para intensificar o brilho e dar proteção adicional aos carros novos que já possuem acabamento de alta qualidade e superfície intacta.

Uma aplicação fácil não garante resultados duradouros, no entanto. Os efeitos que as ceras em spray proporcionam estão entre os mais curtos, por isso, são usados ​​com mais frequência.

Outro benefício das ceras em spray é que, devido à sua consistência e método de aplicação, elas geralmente não são abrasivas e são bastante seguras.

Benefícios de encerar seu carro

Há uma coisa que todos os tipos de cera de carro têm em comum: todos eles possuem uma infinidade de benefícios. Embora seja importante conhecer as diferenças entre as opções disponíveis no mercado, também é importante saber, em geral, o que você pode esperar do processo.

Acompanhe os benefícios de encerar seu carro e manter uma rotina de higienização e cuidado semanal:

Aliada contra o desbotamento

Não é nenhum segredo que expor seu carro a certos elementos pode levar ao desbotamento. A forte radiação ultravioleta, a chuva torrencial e a poeira irritante da estrada contribuem para embaçar o exterior do seu carro. O que encerar seu carro faz, no entanto, é protegê-lo desses elementos que causam o desbotamento prematuro.

Protege contra arranhões

Sejam rochas errantes, areia ou acúmulo de sujeira, muitas substâncias arranham seu carro. Os danos podem ser insidiosos, pequenos ou grandes, mas a verdade é que os arranhões podem até exigir que você leve seu veículo para uma manutenção não programada.

Você pode evitar esse problema desagradável usando cera de carro. Ela fornece uma camada protetora para o exterior do seu veículo, permitindo que a sujeira deslize mais facilmente, evitando assim os pavorosos arranhões.

Embeleza e deixa uma aparência brilhante

Embora encerar seu carro tenha muitos benefícios de proteção, a prática também tem o bônus adicional: deixa seu veículo bonito e parecendo novinho em folha.

A cera dá ao seu carro o máximo brilho, fazendo com que a pintura pareça mais brilhante do que nunca. Se sua pintura está começando a ficar opaca, em vez de gastar muito dinheiro e repintar seu carro, comece com uma cera. Pode ser apenas o truque que você precisa para melhorar a aparência do seu veículo.

Agora que você já conhece os tipos de cera e os benefícios de cada uma delas, que tal adquirir as melhores opções para o seu carro? Venha para O Baratão e conte com as marcas mais seguras do mercado para garantir o melhor para o seu veículo.

Nas lojas O Baratão, você encontra tudo para o seu carro, as melhores marcas e opções de produtos, para cuidar bem do seu veículo, de peças a acessórios. Entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco e o WhatsApp, ou procure uma de nossas unidades O Baratão mais perto de você.

(Visited 95 times, 1 visits today)