Óleo de motor: são todos iguais?

O óleo de motor é indispensável para o bom funcionamento do seu carro. De modo simplificado, é ele que garante que o motor funcione nas melhores condições possíveis, ajudando na lubrificação e na limpeza das peças, além de contribuir para a conservação desse sistema tão fundamental do veículo. 

Como uma parte tão importante do seu carro, fica óbvio que o óleo de motor exige certa atenção dos proprietários, principalmente quando pensamos em qualidade. Sempre que o motor é acionado e está funcionando, os subprodutos do processo de combustão começam a contaminar o óleo de motor – e se esses contaminantes forem acumulados, podem se depositar em áreas do motor que são difíceis de limpar. 

Dessa forma, usar óleo de motor de baixa qualidade ou deixar de trocar o óleo de motor em intervalos regulares pode levar à formação de sujidades e impurezas bastante teimosas, que podem prejudicar o desempenho do veículo e até causar problemas em longas viagens, por exemplo. 

Na verdade, se os componentes do motor e suas passagens de óleo estiverem contaminados, o desempenho, a eficiência e a economia de combustível do seu veículo podem ser prejudicados. Além disso, esses depósitos teimosos se alojam nos filtros e retêm o calor dentro do motor, o que torna o trabalho do sistema mais difícil e pode até mesmo causar superaquecimentos e danos permanentes. 

Para evitar problemas, é preciso saber escolher o melhor óleo de motor para o seu veículo. Para isso, é preciso considerar o modelo do carro que você dirige, bem como onde você dirige e quais as exigências do seu veículo. 

Confira mais informações sobre os tipos e diferenças dos óleos de motor disponíveis no mercado e saiba como escolher o ideal para o seu veículo.

Tipos de óleo de motor

Se existem tipos diferentes de óleo de motor, é porque cada um deles tem uma utilidade própria, certo? As variedades estão ligadas ao uso que você faz do carro, à idade do veículo e também a algumas necessidades específicas dos motores.

De modo simples, o óleo de motor pode ser segmentado em três variedades básicas – óleo sintético, semissintético e óleo mineral convencional. Para ajudar, explicamos direitinho cada uma das variedades abaixo. Confira.

Óleo de motor sintético

O óleo de motor sintético passou por um processo de engenharia química. As moléculas de óleo sintético são mais uniformes, possuem menos impurezas e apresentam melhores propriedades do que as moléculas de óleo convencionais. 

Em geral, o óleo sintético tem melhor desempenho em temperaturas baixas e extremas. Eles são geralmente formulados com aditivos de alto desempenho, que ajudam na limpeza dos componentes internos do motor. 

Óleo de motor de mistura sintética (semissintético)

O óleo de motor de mistura sintética (ou semissintético) usa uma mistura de óleos básicos sintéticos e minerais para promover maior resistência à oxidação (comparado ao óleo convencional). 

De modo geral, esse tipo de óleo oferece excelentes propriedades em baixas temperaturas, auxiliando o motor a manter um bom desempenho e alta funcionalidade. Ele oferece a acessibilidade do óleo mineral e o desempenho do óleo sintético, pois fornece até três vezes a proteção em comparação com os óleos minerais convencionais.

Óleo de motor convencional (mineral)

Os óleos de motor convencionais podem ser formulados em uma variedade de graus de viscosidade e níveis de qualidade. Este é o tipo mais bruto de óleo de motor, considerado a gênese que abriu o caminho para os óleos modernos de motor. 

De modo geral, o óleo mineral é essencialmente óleos de petróleo refinados que passam por tratamento para funcionar sob uma ampla faixa de temperaturas. Além disso, este tipo de óleo é mais barato no mercado em relação às outras variedades e é utilizado comumente em veículos e motocicletas mais antigos.

Apesar de ser largamente utilizado, o maior problema com o óleo convencional é que eles oferecem pouca ou nenhuma lubrificação e proteção contra o calor induzido pelo atrito. Além disso, eles têm um desempenho muito baixo em temperaturas mais frias ou em altas temperaturas, além de serem mais propensos a vazamentos.  

Grau de viscosidade de óleo de motor

Os óleos de motor usam um sistema de classificação desenvolvido pela Society of Automotive Engineers (SAE) para classificar o óleo pela viscosidade. Ela é a resistência de um fluido ao fluxo, por isso, os fluidos finos (como a água) têm baixa viscosidade e os fluidos espessos (como o óleo) têm alta viscosidade. 

Os óleos de motor de viscosidade multigrau são capazes de funcionar em uma ampla faixa de temperaturas. Para um óleo SAE 0W-20, o “0” é a classificação de viscosidade em temperatura fria (o “W” significa “inverno”) e o “20” é a classificação de viscosidade em alta temperatura. O óleo de motor de viscosidade multiviscoso flui bem em baixas temperaturas, mas ainda protege o motor em altas temperaturas.

Para efeito de comparação, o SAE 5W-30 e o SAE 0W-30 fluirão melhor em temperaturas mais frias do que o SAE 10W-30, enquanto ainda fornecem proteção em temperaturas mais altas.

Sempre siga o manual do proprietário do veículo para determinar a especificação correta do óleo de motor, grau de viscosidade e intervalo de drenagem de óleo para o seu motor.

Grau API

O API ou Grau API é exemplificado nas embalagens dos óleos de motor. Através de um símbolo, é exibido em opções de qualidade que atendem aos requisitos mínimos atuais da indústria.

O API é um acrônimo para o American Petroleum Institute, um selo de aprovação que foi criado para ajudar os consumidores a identificar óleos de motor que atendem aos padrões mínimos de desempenho estabelecidos pelos fabricantes de veículos e motores.

O Starburst identifica os óleos de motor recomendados para uma determinada aplicação, como “para motores a gasolina”. Para levar este símbolo na embalagem, o óleo deve atender aos requisitos mais atuais do ILSAC, que é o Comitê Internacional de Padronização e Aprovação de Lubrificantes, um esforço conjunto de fabricantes de automóveis dos EUA e do Japão. 

O API/ILSAC Starburst encontra-se na etiqueta frontal de garrafas qualificadas de óleo de motor e deve ser observado com cuidado para garantir que o óleo escolhido seja de qualidade e bem verificado. 

Nas lojas O Baratão, você encontra tudo para o seu carro, de autopeças a recursos essenciais, garantindo sempre as melhores opções e a melhor qualidade. 

Entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento, como o Fale Conosco e o WhatsApp, ou encontre uma das nossas unidades O Baratão mais perto de você.

(Visited 18 times, 1 visits today)